Posada Campotinto

Posada Campotinto

 

No ano passado programei uma viagem para comemorar o meu aniversário, precisava de um lugar que não perdesse muito tempo com deslocamento, para aquele famoso bate e volta,  então foi aí que surgiu a possibilidade de conhecer o Uruguai, pesquisando o país encontrei Carmelo, uma cidade cheia de charme que se tornou o ponto alto da viagem. Pesquisei muito sobre a cidade e poucos blogs falavam do lugar, então aqui resolvi reuni tudo o que você precisa saber sobre Carmelo. 

 

  SOBRE O LUGAR

 

Durante a busca de informações para montar um roteiro de uma viagem curta ao Uruguai, encontrei Carmelo (pausa para um suspiro!), por ser um destino pouco visitado por brasileiros quase,  pequena, pacata e localizada no oeste do Uruguai,  há 236 km de Montevidéu e 70 km de distância de Colônia del Sacramento (uma das cidades mais visitadas do país).

Fundada em 1816, à cidade fica às margens do Rio Plata, possui 16.000 habitantes e está rodeada por produtores de vinhos com suas bodegas charmosas e vinhos de uvas Tannat (minha uva preferida), alguns oferecem hospedagens e experiências incríveis em suas propriedades, motivo pelo qual Carmelo se tornou o ponto alto de nossa viagem!

Carmelo vem se tornando um destino turístico  promissor após a publicação de um artigo no The New York Times que apontou o lugar como “Tuscany in miniature” é um destino no melhor estilo comer e beber entende?

O charme de Carmelo está no enoturismo, o viajante poderá conhecer desde a produção, armazenamento e degustações de vinhos, pode também realizar um piquenique preparado pelo hotel com vista para as parreiras e até mesmo dormir por lá, não é incrível? romântico? 

 

  COMO CHEGAR

 

Existem duas formas de chegar até Carmelo: ônibus ou carro.

Ônibus

Você poderá encontrar empresas que fazem o trajeto  desde Montevideo, saindo da rodoviária Tres Cruces , mas a minha sugestão é fazer aquele pit stop em Col del Sacramento para então seguir viagem, verifique no site do  Terminal  de Colonia del Sacramento qual o horário que lhe agrada mais e compre seu ticket

Empresas: .

Distância de Montevidéu para Carmelo - Google maps 

➜ Sabelin

Montevidéu/ Carmelo - Horários pela manhã e à tarde./ Valor 491.0 UYU

➜ Chade

Montevidéu/ Carmelo - Horários pela manhã e à tarde. / Valor por trecho 491.0 UYU

Colonia / Carmelo - Horários pela manhã e à tarde./ valor por trecho 159.0 UYU

➜ Intertur

Montevideo/ Carmelo - Horários pela manhã, tarde e noite.

Valor por trecho: 491.0 UYU
 

Carro

Como já estávamos em Colonia del sacramento nos deslocamos de carro alugado, ainda no aeroporto de Montevidéu, pela empresa Hertz e seguimos viagem em uma estrada bem sinalizada e tranquila e nos guiando pelo Waze.

Distâncias:

➜ Montevidéu - Colonia del Sacramento 181 km (2 horas e 30 minutos) - Ruta 1

➜ Montevidéu -  Carmelo: 236 km (3 horas)

➜ Colonia de Sacramento - Carmelo 66 km (50 minutos)

 

  ONDE FICAR 

 

Depende do que você busca, mas minha recomendação é viver a experiência de se hospedar em uma bodega, inclusive optei por detalhar melhor em um post sobre como foi essa hospedagem, diferente de todas as que já fui. Na cidade, possuem desde hotéis 5 estrelas luxuosos de redes famosas de hotéis à pousadas campestres, hotéis bodegas e hostels, porém por ter poucas opções elas não são baratas.

Minha escolha foi a Posada Campotinto, pequena, charmosa e acolhedora. Faça a sua reserva com antecedência, as hospedagens se esgotam rápido. Sugestões de hospedagens:

 

A escolhida, dentre tantas opções, pela primeira vez nos hospedaríamos em uma vinícola e confesso que a experiência foi incrível, a pousada possui somente 4 quartos, bem reservada, intimista, com vista para as plantações.

 Os donos do lugar transforaram a casa da família em uma pousada preservando a decoração e estrutura, a sala de estar com lareira virou o hall e a sala de jantar um restaurante com vista para a bodega logo a frente. Difícil definir resumidamente sobre esse lugar e essa hospedagem, por isso fiz um post no blog na série hospedagens românticas, detalhando tudo!

  Camino de los Peregrinso, s/n

RESERVE AQUI.

Posada Campotinto - por Ana Júlia 

 

O grupo Hyatt é um dos meus preferidos e isso me deixou bem balançada na escolha da hospedagem em Carmelo, apesar da cidade ser pequena encontrei diversas opções que me deixaram balançada na escolha e de fato esta foi uma delas, a rede de hotéis resolveu investir em um hotel spa com uma estrutura incrível, com bangalôs românticos, ótimo para quem busca descanso, luxo e sofisticação.

  Ruta 21, Km 262

RESERVE AQUI.

Hyatt hotel - por site oficial do hotel 

 

O lugar é um hotel boutique, possui apenas 5 quartos disponíveis e bem disputados, na data que pesquisei não achei quartos disponíveis e é sempre muito difícil conseguir reservar a hospedagem por sere muito concorrida, então se esta é a sua escolha pesquisar com bastante antecedência!

São 3 quartos com vista para a bodega e 2 quartos com vista para os vinhedos, possui uma cava de 1909, um pátio colonial e um lounge de encher os olhos e voltar ao passado. O lugar é incrível! Se você não ficar por aqui, não deixe de vir almoçar e passear na sua lojinha, dica valiosa!

 Ruta 21, Km. 263

RESERVE AQUI.

Quarto do hotel Narbona - por site oficial do hotel 
  • Casa Chic  

O hotel fica dentro de um exclusivo clube de campo em Carmelo, sofisticado, às margens do rio com uma piscina de borda infinita, conservação da natureza ao redor, são 20 quartos, alguns com varanda privativa, com vista para o rio, um restaurante mediterrâneo, um charme à parte. Percebe o quanto é difícil escolher hospedagem por aqui?

 Calle Limite Colonia Belgrano y Km 1

 

Hall do hotel Casa chic - por site oficial do hotel 

 

  • Puerto Dijalma  

Para os amantes da arquitetura moderna e de um hotel boutique (meu perfil predileto de hotel),  este é o lugar. O hotel é novo, localizado em Puerto Zargazazu, extremamente agradável e charmoso, rodeado de muita natureza. O lugar é lindo! 

 Sotavento s/n 

RESERVE AQUI.

 

Hotel Djalma - foto oficial do site do hotel
Área externa do Hotel Djalma - por site oficial do hotel

 O QUE FAZER

 

A cidade de Carmelo é um lugar tranquilo, pacato e apaixonante, o enoturismo é o ponto forte da viagem, desacelerar e descansar é o mais importante, para quem busca descanso é uma ótima opção. Sugestões:

➜ Piquenique com vista para os vinhedos (solicitando 24h antes), o nosso foi na Posada Campotinto e confesso foi uma  das melhores experiências que já tive em vinícolas, imagine passar uma tarde com uma boa companhia, tomando um vinho e apreciando a vista para as plantações de uva, com uma lareira, uma boa comida, de sexta a domingo - somente com reserva.

➜ Piquenique "Queijo e Vinho" -  sem reserva prévia.

➜ Passeios de bicicleta pela cidade  e vinícolas - no final de tarde andamos pela região após uma tarde de vinhos e foi muito divertido.

➜ Apreciar o pôr do sol

➜ Vinícolas e degustações de vinhos

➜ Cavalgadas

Piquenique na Posada Campotinto
Fim de tarde em Carmelo - passeio de bike 
Degustação de vinhos Campotinto - por Ana Júlia

 

   RESTAURANTES

 

Anote aí: reservar com antecedênciaEssa é a minha dica! Não deixe de ir! 

Sugestões:

 

O restaurante fica dentro da Posada Campotinto, lugar que escolhemos para nos hospedarmos, o lugar é lindo, bem decorado, funciona na antiga sala de jantar da casa, a maioria dos produtos são plantados e colhidos no local, orgânicos, alta qualidade, o cardápio é preparado com pratos baseados em produtos locais. O cardápio é baseado no clássico italiano e cozinha do país, sempre enfatizando o caseiro e simples.

Às segundas e terças-feiras oferecem um cardápio reduzido com pratos tradicionais típicos.Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 12:30 às 15:30 pm e 20:30 às 23:30 pm.

  Camino de los Peregrinos s/n

 

O restaurante tem três salões exclusivos, o lugar ideal para fazer uma viagem ao passado. Durante o dia pode-se utilizar as mesas de campo, cercada de natureza pura, e a noite poderá fazê-lo com a paisagem iluminada pela luz brilhante das velas, fazendo dele um ambiente acolhedor, romântico e ao mesmo tempo muito elegante. O lugar é lindo, nós amamos muito!!! Sério, se for a Carmelo é parada obrigatória neste lugar! Dentro do restaurante você encontrará uma lojinha, difícil vai ser sair de lá sem comprar nada, eu queria levar TUDO!!!

  Rute 21 Km 268

 

   BODEGAS

Nós conhecemos a bodega familiar do nosso hotel,  desde a plantação, a produção e o armazenamento dos vinhos, finalizamos com a degustação de vinhos, óbvio que trouxemos alguns para casa, lá mesmo eles embalam para o despache e orientam você como fazer.

Na Narbona reservamos o almoço, tomamos alguns vinhos e não fizemos degustação, o restaurante possui uma lojinha com produtos deles desde azeite, vinhos, queijos e iogurtes parada obrigatória, mas deixe para ir após o seu almoço pois o risco de querer levar todas as opções é enorme! Não deixe de reservar as visitas com antecedência, você consegue fazer isso pelo site de cada uma delas.

Legenda

Para os amantes de uma bodega familiar de qualidade, este lugar é bem recomendado, a bodega é bonita, bem decorada e rodeada de natureza. Os netos mantém o legado do avô desde a produção a apreciação do vinho, no lugar é possível realizar degustações de vinhos acompanhado de uma tábua de frios, se programe para passar uma tarde agradável.  Horário de funcionamento: Dom - Sáb 11:00 - 20:00 pm.

 Ramal ruta 97

 

  DICAS DE COMPRAS

 

Não saia do Uruguai sem experimentar os seus doces típicos!!! 

✔️ Narbona - doce de leite, queijos e iogurte

✔️Doce da cranapple

✔️Doce de leite - Los Nietitos e La Pataia.

✔️azeites de oliva uruguaios

 

  INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

➜ Identificação: Rg ou passaporte, não necessita de visto.

➜ Moeda: Cartão de crédito, real, dólar ou pesos uruguaios são aceitos. (No porto há uma casa de câmbio para quem prefere fazer a troca), vale a pena pagar com cartão de crédito  pois o imposto de 22% cobrado em alguns locais é descontado na fatura do cartão (motivo: incentivar o turismo), mesmo com IOF vale a pena, levar dollar pode não ser a melhor opção pois você perderá 2x no câmbio (real/dollar +dollar/peso).

➜ Clima: Inverno é frio e no verão faz calor na cidade, mas não abra mão de levar um casaco.

➜ Voltagem: 220V (entrada tipo C)

Não deixe de fazer um seguro viagem, minha sugestão: Seguros Promo (LINK AQUI)

O Uruguai me encantou por sua riqueza de detalhes, charmoso e intimista! Col del Sacramento me apresentou o que é um outono digno de um livro de romance cheio de folhas amarelas caídas pelo chão!

Carmelo tem um pôr do sol lindo, vinícolas pequenas onde se pode provar os vinhos diretamente de seus barris, cada hotel tem sua horta e uma produção artesanal de um doce, queijo ou iogurte, você come pensando "uau tudo aqui é plantado, colhido ou produzido aqui!!!", as programações não envolvem badalações, mas sim momentos de diálogo, um passeio de bike,  um fim de tarde especial na companhia de pessoas que amamos! Suspiros por esse país!

Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post para você, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!