Charmosa rua  de Colonia del Sacramento no outono

Charmosa rua de Colonia del Sacramento no outono

Colonia del Sacramento entrou por acaso no roteiro, quando programei uma viagem para o Uruguai no meu aniversário.

Está estrategicamente no caminho entre Montevidéu e Carmelo, o destino principal da viagem. Mal sabia pelo que me aguardava naquela cidadezinha pitoresca cheia de charme!

 

 1. Sobre Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento fica à margem do Rio da Prata, porta de entrada para quem vem de Buenos Aires fazer um bate e volta na cidade. Um verdadeiro paraíso, obrigatório para um fim de tarde regado a belezas naturais.

Tem planos na capital da Argentina ou do Uruguai? O acesso fácil e a boa localização tornam a cidade um ótimo atrativo, não é atoa que se tornou uma das cidades mais visitadas do país e um patrimônio da UNESCO.

Ruas românticas e charmosas de Colonia de Sacramento 

A sensação tivemos foi de um breve retorno ao passado, colonizada pelos Portugueses e espanhóis a cidade mantém sua arquitetura bem preservada.

Se perder por suas ruelas faz com que você encontre em pequenos detalhes os traços de suas raízes marcadas por disputas entre estes os dois países.

Caminhe sem pressa, cada detalhe deste lugar é especial, na praça pare, sente e tome um café curtindo a paisagem local, apenas desfrute deste momento.

Ruas de Colonia del Sacramento - por Ana Júlia

A proposta do lugar remete a descanso, história, charme e tranquilidade. Suas ruas são cheias de natureza e restaurantes, um lugar simples e encantador.Seu ritmo é pacato, por vezes, até parece que parou no tempo.

O charme das ruas de Colonia del Sacramento no outono - por Ana Júlia 

 

 2. Como chegar em Colonia del Sacramento

Você pode fazer um bate e volta a partir de Buenos Aires através de um barco ferry ou seguir viagem de Montevideo de carro até Colônia Del Sacramento (foi o que fiz).

➣ De Buenos Aires, Argentina para Colonia del Sacramento, Uruguai

Na capital argentina existem empresas responsáveis por esse translado:

  • Buquebus (mais tradicional)

  • Colônia Express

  • Seacat

A duração da viagem para Colonia del Sacramento pode ser de 1 a 3 horas. Isso depende do tipo de barco escolhido pelo cliente, por isso fique atento aos valores e preços, normalmente o mais barato é o mais demorado. O bilhete pode ser comprado diretamente nos sites das empresas. Você pode ir pela manhã e retornar no fim da tarde, sem precisar dormir na cidade para conhecê-la.

Lembre-se de chegar com uma hora de antecedência, pois é necessário passar pela imigração antes de embarcar. Sobre o translado, sei que alguns tem espaço para carros, as poltronas não são marcadas, possuem lanchonete e duty free, as malas grandes são despachadas.

➣ De Montevidéu, Uruguai para Colonia del Sacramento, Uruguai

Este foi o meu trajeto, optamos por um voo direto São Paulo para Montevidéu, operado pela GOL. Reservamos um carro pelo aplicativo www.rentcars.com (o site faz um comparativo de valores e reserva de locadoras).

Na chegada pegamos o carro sem muita burocracia, foi rápido e prático, colocamos no app waze e em 2h chegamos em Colonia del Sacramento, são 180 km de distância. A estrada é tranquila, mão dupla e bem sinalizada.

Reserve aqui.

 

 3. Onde se hospedar em Colonia del Sacramento

A cidade é pequena e a melhor área para se hospedar fica ao redor do centro histórico. Sempre valorizo a localização do hotel antes de tudo, mesmo que o valor seja um pouco maior ele pode ser a diferença do deslocamento de táxi ou uber no lugar.

Se você planeja conhecer melhor a cidade e dormir uma ou duas noites por lá, reserve o hotel com antecedência. Principalmente em épocas festivas, as melhores hospedagens se esgotam rápido. Sugestões de hospedagem:

Minha escolha na cidade foi este hotel. Localizado a apenas 1 quarteirão do centro histórico de Colônia del Sacramento. Deixamos o carro no hotel e caminhamos pelas ruas sem pressa, apreciando o lugar, o hotel oferece vista panorâmica da baía com direito a pôr do sol no fim de tarde. Uma piscina aquecida e banheira de hidromassagem, café da manhã americano com vista para o Rio del Plata pesaram na escolha.

  Washington Barbot 283

Quarto aconchegante - site oficial do hotel
Café da manhã - site oficial do hotel 
Área externa - site oficial do hotel 

 

O hotel é uma das opções preferidas de hospedagem na cidade. Com localização privilegiada no centro histórico e à margem do rio Plata, avaliada com o melhor custo x benefício por suas qualidades. A decoração segue um estilo colonial, dormitórios de luxo e românticos. O hotel possui bistrô e bar com vista para o rio, ótima opção para quem quer aproveitar o pôr do sol em um ambiente requintado.

  Washington Barbot 283

Quarto romântico e aconchegante - site oficial do hotel 
O hotel - por site oficial do hotel 

 

É um hotel de luxo e pertence a uma rede de hotéis em conceituada, possui uma área de mais de 1.250 metros quadrados. Também oferece diversas opções de relaxamento como um Spa com 17 salas, terapias corporais inovadoras e campo de golfe.

Além disso um centro de negócios, piscina ao ar livre, hidromassagem e restaurante com cozinha internacional. Tem mais: acesso direto para as praias do Rio de la Plata.

  Continuación de la Rambla de Las Américas S/N

Quarto espaçoso - site oficial do hotel 
Quarto com sala aconchegante - site oficial do hotel
Área externa - site oficial do hotel 
Área externa - site oficial do hotel 


 4. Oque fazer em Colonia del Sacramento?

Tudo depende da duração da sua viagem. Confesso que em Colonia del Sacramento eu não programei muita coisa além de passear pelas ruas, comer, tomar um vinho. Fui fotografando e parando nos locais que me chamavam mais atenção, tipo lojas e cafeterias, paramos na praça tomamos um café e conversamos sem pressa.

No final da tarde, seguimos em direção ao Rio da Prata para assistir o pôr do sol de lá seguimos para um restaurante jantamos uma comida típica uruguaia.

O melhor passeio é se perder pelas ruas de Colonia del Sacramento. 

Mais tarde, procuramos barzinhos e descobrimos que a cidade não era muito noturna. A maioria dos turistas que chegam da argentina retornam cedo. A cidade fica mais vazia no fim da tarde, mesmo assim achamos um bar descolado chamado BARDOT. Fomos bem atendidos, nos serviram pipoca como aperitivo para acompanhar suas cervejas artesanais.

Na porta da cidade possui um escritório turístico. Lá, você poderá pegar um mapa da cidade, isso pode ajudar a escolher os locais que deseja conhecer. Se você resolver ficar mais tempo na cidade anote aí algumas dicas e sugestões:

  • Walking tour no centro histórico (arquitetura com influências portuguesas e espanholas) – duração 1 hora

  • Caminhar sem pressa pela - La Calle de los suspiros – rua no centro famosa

  • Pôr do sol - Rio de la Plata

  • Subir no farol

  • Tomar um drink na beira do rio Prata – sugestão: charco bistrô.

  • Real de San Carlos, antiga Plaza de toros (utilizada para tourada, no século passado)

  • Granja Arenas: sítio com museu de coleções e doces e queijos da região.

  5. Onde comer em Colonia del Sacramento

Não existem muitas opções, porém as que existem possuem seu charmes. Na escolha dos lugares eu até cheguei a fazer uma listinha com opções de onde e o que comer, nem todos os restaurantes encontravam-se abertos. Então decidimos escolher naquele momento o lugar para jantar, confesso que não guardei o nome do lugar. Para quem busca economizar com alimentação, vá na Av. General Flores, tem opções mais simples e mais baratas.

  • El Buen Suspiro

O local é um bar, localizado na rua principal e atrás de uma pequena porta você descobrirá um lugarzinho bem pequeno e charmoso, com uma atmosfera romântica. Por lá você poderá degustar vinhos e queijos, a cidade é famosa por possuir queijos saborosos, não deixe de experimentar o queijo da colônia (amei muito). A graça do lugar é poder degustar e petiscar, minha sugestão peça uma tábua de queijos, harmonize com um vinho de uva tannat e se divirta. Horário de funcionamento: aberto das 10 às 23 horas, fechado às quartas.

  Calle de los Suspiros, 90

  • Heladeria Freddo

Durante o passeio, vale uma pausa neste lugar, sente-se em uma de suas mesas ao ar livre com vista para a praça Major, aprecie um sorvete, um café e um wi-fi. É uma franquia de sorvete argentina, a minha sugestão é o sorvete de doce de leite. Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 11 às 22 horas.

  Henriquez de la Pena 168 | Barrio Historico, Frente a la Plaza

Capuccino no Freddo - Colonia del Sacramento

 

  • Charco Bistrô

O bistrô fica dentro de um dos hotéis mais tradicionais da cidade e concorridos da cidade, na margem do Rio da Prata. Você pode apreciar um lindo pôr do sol tomando um clericot e estender o fim de tarde até o jantar. Ambiente agradável, com bom atendimento. O preço é alto, vá ciente

  Calle de San Pedro 116

Vista do hotel Charco no pôr do sol do Rio da Prata -  Site oficial do hotel 

 

  • Bardot Brew Pub

Adoramos o lugar, por lá você encontrará cervejas artesanais, mais de 15 estilos diferentes de cerveja premium. Num só lugar:

  • Produtos selecionados e receitas de antiguidades;
  • Pipoca de entrada;
  • Hamburguer;
  • Chivitos uruguaios;
  • Pizzas;
  • Comidas vegetarianas;

Um ótimo lugar para você terminar o seu dia. Horário de funcionamento: aberto das 17:30 às 2:00 am de seg à qui e das 12:00 às 03:00 am de sexta à domingo.

  Washington Barbot, 160

Pub Bardot Brew Pub - Colonia del Sacramento
  • Outras sugestões: Churana, A la Pipetua, Mesón de la Plaza, La Florida

 

  Informações Úteis

  • Identificação: Rg ou passaporte, não necessita de visto.

  • Moeda: Cartão de crédito, real, dólar ou pesos uruguaios são aceitos. (No porto há uma casa de câmbio para quem prefere fazer a troca), vale a pena pagar com cartão de crédito  pois o imposto de 22% cobrado em alguns locais é descontado na fatura do cartão (motivo: incentivar o turismo), mesmo com IOF vale a pena, levar dollar pode não ser a melhor opção pois você perderá 2x no câmbio (real/dollar +dollar/peso).

  • Clima: Inverno é frio e no verão faz calor na cidade, mas não abra mão de levar um casaco.

  • Voltagem:

O país me encantou por sua riqueza de detalhes. Charmoso e intimista, em Colonia del Sacramento eu conheci o outono dos filmes e livros de romance. Pela primeira vez, cheio de folhas amarelas caídas pelo chão! Suspiros por esse lugar!

O Uruguai é um país pequeno experimente casar sua viagem com Montevidéu e Carmelo, garanto a você que não vai se arrepender!

Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post para você, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!