CUIDADOS PARA VIAJAR NA GRAVIDEZ

Olá gravidinha, neste post fiz questão de reunir dicas importantes para você aproveitar de forma segura a sua viagem durante a gestação.

A gravidez pode ser considerada um dos momentos mais esperados na vida de uma mulher, por isso todo cuidado com esse momento e saúde são indispensáveis, pensando nisso resolvi escrever um post no blog sobre os cuidados para viajar na gravidez que toda grávida precisa ter com informações importantes sobre o planejamento da viagem durante este período materno.

Listei alguns cuidados que a gestante pode tomar e aproveitando a oportunidade convidei amigas e especialistas na área (obstetras) para compartilhar conosco dicas e conselhos para realizar uma viagem com segurança, afinal viajar é bom mas com saúde e segurança é melhor ainda!

FASES DA GESTAÇÃO x VIAGENS: 

Primeiro trimestre(0 à 12º semanas)

Neste período as viagens podem ser desconfortáveis por conta da mudança hormonal repentina que está ocorrendo no seu corpo, então enjoos, vômitos e sonolência podem está presentes na rotina de uma grávida, o recomendado é levar consigo remédios para mediar melhor estas situações. É o período com maior chance de risco de sangramento e abortamento.

Segundo trimestre(13 a 27º semanas)

É o período mais tranquilo da gravidez, o mal-estar e enjoos diminuem, a disposição melhora consideravelmente, muitas gestantes programam nessa fase da famosa Baby honeymoon, uma viagem romântica e programada antes da chegada do filho, foi exatamente o que fiz e recomendo!

Primeiro e segundo trimestre: viagens neste período da gestação são seguras, exceto em casos de histórico de sangramento, ameaça de aborto, doenças associadas ou prematuridade. 

Terceiro trimestre (28 a 40º semanas)

É possível realizar viagens com segurança até 36º semana e sem complicações durante a gravidez, porém a regra muda e os cuidados se intensificam quando se trata de uma gestação gemelar.

Algumas companhias aéreas possuem restrições para idade gestacional acima de 28 semanas (risco de parto prematuro), antes de comprar a passagem aconselho verificar as regras de cada companhia. Alguns casos, as viagens no final da gestação só serão possíveis acompanhada do seu médico. 

O ideal é neste período se realmente for necessário realizar a viagem você pedir um atestado médico e levá-lo, ele pode ser solicitado pela empresa no portão de embarque, assim você garante o seu voo. 

Não é recomendado que gestantes viagem durante 7 dias que antecedem a data prevista do parto assim como 7 dias após. O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data da reserva ou compra da passagem. 

CUIDADOS DURANTE O VOO: 

Na gestação o volume sanguíneo aumenta, sendo assim em voos  é comum sintomas como palpitação, taquicardia (coração acelerado), aumento da pressão arterial em uma forma de compensar a oxigenação do seu corpo e do seu bebê por conta da pressurização. Gestantes com anemia severa, anemia falciforme, histórico de insuficiência placentária deverão evitar voos. 

Acredito que as próximas dicas poderão ajudar você com cuidados durante o voo: 

1. Reserve um lugar no corredor para facilitar suas idas ao banheiro.

2. Durante voos longos procure fazer alongamento e caminhadas, ajudam a circulação sanguínea e também  diminui edemas ou inchaços nos membros inferiores ocasionados pelo repouso (posição sentada).

3. Utilize meias elásticas com compressão (tipo meia Kendall) em voos para a prevenção de surgimento de varizes ou eventos como trombose. Algumas pessoas retém mais líquido que outras. 

4. Beba bastante líquido, hidrate-se, evite alimentos que possam dar gases ou desconfortos abdominais durante a viagem, priorize por uma alimentação natural. Leve consigo uma fruta ou um snack, grávida faz hipoglicemia com facilidade, não custa nada prevenir, respeite os sinais do seu corpo e sua rotina de alimentação mesmo em viagens.

5. Utilize roupas confortáveis no voo para facilitar suas idas constantes no banheiro.

6. Antes da viagem peça ao seu médico orientações quanto ao seu estado de saúde e do bebê para uma viagem segura. 

7. Tenha em mãos sempre uma farmacinha com remédios recomendados pelo seu médico em caso de dor, enjoos ou outras situações especiais.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

1. Saiba que toda grávida tem atendimento preferencial e você pode solicitar o serviço de atendimento especial no balcão da companhia aérea se necessário.

2.Toda companhia aérea tem sua padronização quanto relacionado ao período gestacional em que a grávida se encontra e a época da viagem, sendo assim vou disponibilizar os links onde você poderá detalhadamente todas as informações necessárias para uma viagem tranquila.

GOL LINHAS AÉREAS - Clique aqui

LATAM - Clique aqui

AZUL LINHAS AÉREAS  - Clique aqui

3. Mulheres com histórico de partos prematuros anteriores, abortamento, pressão alta, diabetes ou diabetes gestacional, sangramentos, trombose venosa deverão redobrar os cuidados e os riscos durante os voos aumentam consideravelmente e devem buscar orientações médicas.

4. Atestado médico: é válido no mundo inteiro, deverá ser emitido até 10 dias antes da data da saída do seu voo e deverá incluir informações como: autorização expressa para viajar de avião acompanhada de identificação médica, crm, assinatura, carimbo além de informações como idade gestacional, origem/destino, datas de saída e chegada,  emitido no idioma do passageiro e traduzido de forma juramentada para idiomas dos países de origem e destino.

5. Mulheres com gestação de risco necessitam responder um formulário (MEDIF) até 48 horas antes do voo, o documento deverá ser preenchido, assinado e carimbado pelo seu médico, esse documento comprova a condição especial da gestante. O formulário poderá ser enviado para a empresa 10-15 dias antes.

Seguem os links dos formulários: 

Formulário na GOL: Clique aqui

Formulário na LATAM: Clique aqui 

MEDIF LATAM: Clique aqui

A intenção deste post é informá-la sobre a necessidade dos cuidados durante uma viagem na gravidez, mas as dicas não substituem as orientações da sua obstetra, de preferência marque uma consulta nos dias que antecedem sua viagem, cada gravidez é única e nada melhor do que poder viajar e aproveitar esse momento com segurança não é mesmo?

Espero tê-la ajudado com as dicas e se você gostou do post aproveita para acompanhar as dicas no meu instagram @anajuviaja por lá compartilho um poquinho de tudo sobre viagens!

Boa viagem!!!