O que fazer em Cartagena?

Cartagena é uma cidade encantadora, cheia de charme, ruas coloridas, comida saborosa e muita muita história! No post reuni as melhores dicas para você aproveitar cada segundo na cidade que encanta o mundo inteiro!

Quando decidi desvendar os países da América do Sul certamente comecei a ler sobre todos os lugares possíveis e imagináveis, a Colômbia foi um dos países mais difíceis para definir o roteiro, simplesmente  porque me deparei com mil opções de lugares incríveis e tive que optar por alguns, 10 dias de viagens não foram suficientes para conhecer a metade das riquezas deste país!

Na viagem busquei mesclar um pouco de cada coisa e Cartagena foi à responsável pela história e gastronomia, casei a viagem com San Andrés (um pouco de praia e caribe não vai nada mal né?) e finalizamos a viagem com Isla del Rosário na intenção de desacelerar e curtir uma tranquilidade.

 

  SOBRE O LUGAR

Cartagena é uma cidade banhada pelo mar do Caribe na região oeste, está bem próxima de San Andrés, um dos destinos caribenhos mais baratos e próximos do Brasil, por isso os dois destinos casam-se facilmente em um mesmo roteiro, pois em Cartagena o mar da cidade não é tão encantador e se deslocar um pouco da costa fará você conhecer um mar deslumbrante!

Cartagena é a quinta maior cidade do país, foi colonizada por espanhóis e recebeu este nome em homenagem à Cartagena, na Espanha.

A cidade já foi sede do governo espanhol e abrigou vice-reis espanhóis, hoje abriga o título de Patrimônio Nacional da Colômbia (desde 1959) e Patrimônio Mundial pela Unesco.

O lugar já foi um dos mais importantes portos comerciais, escoando ouro e prata para à Coroa Espanhola, tornando-se um local atraente para piratas, por isso foi construído 11 km de muralhas e fortes que serviriam de defesa para a cidade entre os séculos XVII e XVIII.

O domínio espanhol durou 275 anos e com isso à cidade foi quase totalmente destruída devido à tantos cercos e a guerra pela independência e alguns palácios viraram ruínas, há relatos que restaram 500 escravos libertos que ali passaram a viver.

        

 COMO CHEGAR

Infelizmente não há nenhuma companhia aérea que faça voo direto a partir do Brasil até Cartagena, mas existem empresas que fazem conexões em cidades como Bogotá. Nós compramos o voo através de milhas smiles e pagamos em cada trecho 25.000 milhas + taxas, o nosso voo foi operado pela COPA, parceira da GOl linhas aéreas com conexão no Panamá, cada trecho durou em média 7-8h

São Paulo, Brasil.

Existem empresas responsáveis por esse translado:

  • COPA (conexão no Panamá)

  • TAM/LAN (conexões em Lima ou Bogotá)

  • Avianca (conexão em Bogotá)

IMPORTANTE: Os países da América do Sul aceitam sua identidade como documento válido de identificação fora do Brasil, porém se você fizer um voo com conexão no Panamá (América Central) será exigido seu passaporte e a carteira de vacinação internacional da Febre Amarela.

Alguns amigos deixaram de embarcar pois estavam sem passaporte ou sem certificado de vacinação internacional, confira com antecedência suas conexões e organize sua documentação para isso não atrapalhe sua viagem.

Saindo do aeroporto: Aconselho pegar um táxi na saída do desembarque até o seu hotel, é a forma mais segura de se locomover quando se chega na cidade. Fique atento, o táxis geralmente não possuem taxímetro e negocie o valor da sua viagem antes de entrar no táxi. A corrida aeroporto ao centro custa em média 12.000 COP

 

Transportes em Cartagena

O deslocamento vai depender do seu local de hospedagem e distância que será percorrida.

Caminhada

A cidade Amuralhada é uma boa opção para quem gosta de conhecer pontos turísticos e históricos em Cartagena, priorize uma caminhada pela manhã bem cedo ou fim de tarde, pois  o calor pode atrapalhar o seu passeio, leve sempre uma garrafa de água para hidratar, é a melhor forma de conhecer o centro histórico com suas casas coloniais, coloridas e cheia de flores.

Táxi

É a  melhor maneira de deslocamento entre locais distantes, mas fique atento, negocie o valor da corrida antes de entrar no táxi, a maioria dos táxis possuem um valor padrão entre os locais e não possuem taxímetro, então negocie antes o valor e evite surpresas, são amarelos e estão por toda a cidade.

Uma corrida de Bocagrande para a cidade Amuralhada custa em torno de 6.000 COP, são locais bem próximos mas não recomendo ir a pé (motivo: calor).

Coletivos

Os coletivos funcionam como táxi, passam pelas ruas buzinando e cobram o valor inferior (1.500 COP) pelo valor entre a Cidade Amuralhada e Bocagrande, mas se você está em um grupo eu acredito que compensa mais a comodidade do táxi.

 QUANDO IR

Verão ou inverno = CALOR!!! Isso é um fato!

Nem sempre à temperatura será compatível com a sensação térmica, entendeu? A média anual é de 27°C agora some isso à uma pitada de umidade e prepare-se para transpirar!

Período de chuvas: maio à novembro

Período seco: dezembro à abril

Alta temporada (mais caro): Final de dezembro, janeiro, julho e agosto.

A cidade recebe turistas ao longo de todo o ano, mesmo na “baixa temporada” você encontrará ruas cheias por lá, nós fomos no final de fevereiro, início de março  e as noites estavam super badaladas.

 ONDE FICAR

Hospedagem em Cartagena =  localização!

Então se é a sua primeira vez na cidade minha sugestão é que você escolha algum hotel na cidade murada, lá está todo o encanto de Cartagena, é um centro histórico com vários prédios tombados, casas coloniais, recheado de pontos turísticos, restaurantes e baladas noturnas.

Cenário perfeito para muitas fotos babadeiras, confesso!

Mas a verdade é que não sua única opção de localização (mas a melhor, fato), então vamos lá, os hotéis concentram-se em duas principais regiões:

1. BOCAGRANDE

O bairro de Bocagrande ( região mais moderna, com ar contemporâneo, rede de hotéis como hyatt, praias, shoppings e lojas de grifes). É um bairro próximo ao centro histórico, para se deslocar a pé somente dentro do bairro, não recomendo uma caminhada deste bairro até o centro histórico (devido o calor), a sugestão são táxis.

2. CENTRO HISTÓRICO

Outra opção  é a cidade Amuralhada =  história, caminhar por suas ruas charmosas tornam o passeio uma volta no tempo (pode ser dividida em 4 bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani). Ficar nesta região é sinônimo de curtir uma boa caminhada, se prefere curtir pontos turísticos aqui é o lugar, não há necessidade de deslocamento com táxi, aproveite a localização para conhecer lugares próximos ao seu hotel e conhecer um pouco da história.

O bairro de Getsemani tem sido mais explorado nos últimos anos, principalmente por seu clima boêmio, cheio de hostels e barzinhos legais.

O que planejei em nossa viagem foi conhecer as duas realidades, isto porque nossa viagem durou 10 dias entre San Andrés, Cartagena e Isla del Rosario, na ida optamos por hotel em Bocagrande, moderno e contemporâneo e no retorno nossa escolha foi o clássico hotel Sofitel Santa Clara, são duas realidades opostas e as duas foram incríveis, mas se você não tem muito tempo priorize a cidade murada, por todo o contexto histórico de Cartagena.

Sugestões de hospedagem:

Hyatt Regency Cartagena

O hotel Hyatt Regency Cartagena, está localizado em Bocagrande um bairro com praia, shoppings e grandes redes de hotéis, diríamos que em um lado mais moderno e menos histórico da cidade, é um hotel 5 estrelas, bemmmm novo, com uma área externa de encher os olhos, com uma piscina borda infinita voltada para o pôr do sol, serviço impecável.

Os quartos espaçosos com mesa de trabalho, TV tela plana, banheiro privativo, guarda-roupa, ar-condicionado, optamos por um quarto com vista para o mar no início da viagem e outro com vista para a cidade no último dia de viagem, simplesmente não sei definir qual é a vista mais incrível!

O café da manhã é ótimo, com um ambiente fechado e aberto (uma varanda com vista para o mar), fique atento se a sua tarifa inclui café da manhã, no nosso não incluía mas optamos por tomar café no hotel um dia e nos demais tomamos em cafeterias colombianas próximas do hotel.

 Achei legal porque era uma forma de conhecer mais opções na cidade, afinal o café colombiano está entre os melhores do mundo!

O hotel dispõe de um bar em uma das áreas da piscina que oferece aperitivos e drinks com preços justos.

O hotel está situado a 1,9km do Castelo de San Felipe e a 5km do Aeroporto Internacional de Rafael Nuñez.

Carrera 1 #12-118, Bocagrande, 130000 

 

Sofitel Legend Santa Clara Cartagena Hotel

Antes mesmo de planejar a viagem eu já sabia em qual lugar eu queria me hospedar, a primeira vez que li sobre o hotel dentro da cidade amuralhada meus olhos brilharam e eu tinha certeza que era lá que iríamos ficar!

Já adianto, este hotel fará parte da série do blog “Hospedagens Românticas” e terá um post exclusivo.

O hotel é considerado o melhor e mais tradicional hotel de Cartagena, tem um preço salgado e você não precisa se hospedar nele para aproveitar restaurantes, café da manhã e bares. QUALQUER hotel que você optar dentro da cidade amuralhada estará bem localizado!

Veja o que cabe no seu bolso e na sua proposta!

No nosso caso optamos por ele pela localização, queríamos descansar no hotel bem localizado, com história (já foi um monastério, hospital, preservaram a arquitetura, patrimônio da humanidade), considerado hotel legend da rede ACCOR (único da América latina) e só existem 5 hotéis legends no mundo (adoro o contexto dele).

O contexto que envolvia esta hospedagem me cativou e consegui encaixar alguns dias de hospedagem nesse lugar incrível, lindo e encantador!  

A estrutura do lugar é do século XVII e oferece quartos com varanda, vista para o jardins do hotel ou para o mar, o café da manhã pode não estar incluso na tarifa da sua hospedagem, mas sem dúvidas vale a pena incluir 1 café da manhã pelo menos 1 dia, o hotel possui serviço de academia e spa.

Melhor localização impossível, fica a 600 metros da praça de Santo Domingo, próximo à bons restaurantes e ruas charmosas, fica a  4,5km do aeroporto internacional.

Dispõe de dois restaurantes: El Claustro (cozinha internacional) e o Restaurante 1621 (pratos requintados, imperdível).

Calle Del Torno, 39 - 29 Barrio San Diego, San Diego, 130015 

 

Bastión Luxury Hotel  

O hotel Bastión Luxury fica em um edifício do século XVI no centro da cidade murada de Cartagena, o local foi remodelado com instalações modernas, possui um terraço na cobertura com piscina e um lounge de uso comum.

O lugar oferece instalações de luxo com decoração contemporânea com características coloniais, o conforto e a exclusividade são pontos chave da hospedagem, os quartos possuem banheiros privativos com amenidades de banho L”Occitane.

DIspõe de um restaurante da listagem kitchen by Rausch, programa dos famosos irmãos Rausch.

Localizado no centro da cidade murada, ao lado da Igreja de Santo Toribio e 15 minutos do aeroporto internacional.

Centro historico, Calle del Sargento No. 6 - 87, Centro, 130001

 

Hotel Boutique Casa del Coliseo

Eu confesso que achei esse hotel um charme, é realmente bem difícil decidir em qual hotel ficar na cidade murada, eu achei tudo lindo! Ficaria facilmente neste hotel, super aconchegante, clássico e com ar colonial em sua arquitetura.

Os quartos são luxuosos e românticos, uma pequena área de estar e banheiro privativo.

O hotel está bem localizado e próximo à diversos restaurantes à pé, 200m da catedral histórica da cidade e 15 minutos do aeroporto internacional.

Centro Calle del Coliseo nª35-23, Centro, 130001

 

 O QUE FAZER?

Guarde essa dica: o legal de Cartagena é andar por suas ruas e curtir o clima, a arquitetura, o colorido do lugar, parar em algum restaurante ou bar do seu agrado e curtir o momento.

Fizemos muito isso e não nos arrependemos, curtimos muito os hotéis, os restaurantes e as ruas, passeamos, caminhamos, nos divertimos muito assim, obviamente eu tinha uma listinha de restaurantes e lugares para ir, mas sabe quando tudo vai fluindo e você vai curtindo? foi assim que fizemos!

Alguns eu fiz e outros não, certamente vale uma volta por lá para curtir mais um pouquinho do que ficou para trás, mas foi super leve ter feito isso!

Coloque em sua programação 3-4 dias na região da cidade murada em Cartagena, se pretende conhecer um pouco mais adicione 1 dia para Bocagrande, são suficientes para você curtir o clima do lugar!

Existem diversas maneiras de conhecer a cidade murada, seja em uma caminhada, passeio de bicicleta ou de carruagem não importa, você irá se apaixonar! Não precisa se preocupar, é seguro caminhar pelas ruas da cidade murada seja pela manhã ou à noite, mas não deixe de ter atenção aos seus objetos.

Priorize horários pela manhã ou final do dia para os passeios nas ruas, Cartagena é muuuuuito quente!

Convento Santa Cruz de La Popa e Castelo de San Felipe de Barajas são mais vazios no período das manhãs.

Sugestões:

  1. Caminhar pelas ruas do centro

  2. Tomar um café da manhã em Getsêmani e outro próxima à torre do Relógio

  3. Conhecer a Puerta del Reloj la Plaza de los Coches, a PLaza de la Aduana próxima a prefeitura, a Plaza SAn Pedro Claver e a igreja.

  4. Não deixe de conhecer a Plaza de Bolívar e o Palácio da Inquisição.

  5. O Palácio do Governo, a Catedral de Cartagena, a Igreja de Santo Domingo (na Plaza SAnto Domingo)

  6. No centro está localizado o Convento dos Padres Agostinianos e a Universidade de Cartagena.

  7. Programe-se para conhecer o Castelo de San Felipe de Barajas (pela manhã é mais agradável)

  8. Não deixe de experimentar o mango beach (frozen de manga no shopping do bairro bocagrande), a manga verde com tempero que é vendida nas ruelas do centro histórico por ambulantes, o café colombiano (Café Selo Rojo), ao lado da catedral tem um café gelado filtrado por 24h.

  9.  

  10. Se gosta de música ao vivo, às sextas em frente ao hotel Santa Teresa, no baluarte você certamente irá encontrar.

 

 RESTAURANTES E BARES

Sugestões:

 

 Zaitún (@zaituncartagena)

O restaurante representa a fusão da miscigenação no Caribe Colombiano onde o quibe e a carimañola ocupam o mesmo lugar, é assim que o lugar se descreve em seu site. O restaurante oferece pratos requintados, saborosos, ceviches irresistíveis, frutos do mar uma comida “Colombo Libanesa” com selo exclusivo do chef Alex Quessep.

Horário de funcionamento: Dom - Qua 12:00 - 23:00 e Qui - Sáb 12:00 - 00:00

Calle De Ayos | Calle 35 #34-37 local 3

 

Carmen Restaurant Cartagena

O cardapio é inspirado nos sabores locais, com pratos modernos que destacam a paixão por mariscos, a proposta gastronômica é diversa, inovadora e celebra os preparativos típicos da costa, ambiente elegante e sereno é uma experiência única e exclusiva.

Se você pensa em ir ao Carmen saiba que precisa fazer reserva, pois ele está sempre cheio.

Horário de funcionamento: Seg, Qua, Qui, Sexta: 12:00 - 15:00 e Sáb - Dom 12:30 - 15:30

Dom - Qui 18:30 - 22:30 e Sex - Sáb 18:30 - 23:00

 Calle 38 # 8-19 | Calle Del Santisimo

 

Juan Valdez Cafe

O café colombinano é famoso mundialmente, em Cartagena existem várias cafeterias Juan Valdez espalhadas por toda cidade, é tipo uma rede de cafeterias, conhecemos à cafeteria com vista para a torre del Teloj, uma vista linda do símbolo representativo da cidade amuralhada.

Tem muffins e medialunas, sucos, além de biscoitos e lindas lembranças para presentear. O cappuccino custa 6350 pesos colombianos.

Uma delícia de café, ambiente extremamente agradável e diferenciado!

Sugestão de bebida: Granizado (frozen de café)

Horário de funcionamento: Dom - Sáb 08:00 - 22:00

Calle San Agustin Con | Calle de la Universidad Esquina 6-15

 

Juan del Mar

O restaurante peruano possui um ambiente charmoso, decoração inspirada no mar, faz jus ao nome “Del Mar! oferecendo uma ampla variedade de frutos do mar e peixes. Os pratos são bem preparados, bom atendimento, as mesas quase sempre lotadas, com ambiente interno e externo para o clientes desfrutarem.

Horário de funcionamento: Dom - Sáb 12:30 - 23:00

 Plaza San Diego 8-12

 

Cafe Del Mar Cartagena

O pôr do sol mais disputado de Cartagena, sem dúvidas!

Não é atoa que esse bar/restaurante é disputado no fim de tarde, ele dispõe de uma vista privilegiada voltada para o pôr do sol, se estão nos seus planos (muito provavelmente estará) siga esse conselho: chegar cedo (16:00 pm) para garantir uma boa mesa e vista, isto porque após esse horário o bar lota.

O bar/restaurante está localizado sobre a muralha, tem um clima bem jovem, boa comida, drinks e música ao vivo.

Sugestão de drink: Limonada de coco

Horário de funcionamento: Dom - Qui 17:00 - 15:00 e Sex - Sáb 17:00 - 16:00

 Baluarte de Santo Domingo

 

Kgb

O bar é super autêntico e original, decorado com vários objetos de época, que remetem a URSS, todos os detalhes retratam a espionagem russa, as peças são originais e fazem parte do acervo pessoal do dono, nunca tinha visto um bar caracterizado como esses! Na parte do fundo do bar, você terá se sentirá dentro de um submarino, eleita a cerveja mais gelada da viagem pela turma de amigos, funcionários simpáticos e atenciosos.

Parque Fernandez Madrid Con Calle Sargento Mayor

 

Restaurante 1621 

Talvez seja o restaurante mais elegante que eu já tenha conhecido, com uma adega de encher os olhos, o nome remete à data de construção do antigo convento que hoje dar lugar ao sofisticado hotel Sofitel, finalizamos a viagem neste lugar, ideal para marcar grandes momentos.

O lugar é lindo, a comida é saborosa (inspirada na culinária francesa), possui uma ótima carta de vinhos, preços elevados (prepare o bolso), de preferência faça uma reserva antes para garantir um lugar, por ser um restaurante famoso é bem disputado.

COZINHAS Francesa, Caribenha, Frutos do mar, Europeia, Sul-americana, Colombiana, Contemporânea

Horário de funcionamento: Dom - Sáb das 19:00 - 23:00

 Calle Del Curato,  Sofitel Santa Clara (Calle del Torno, nº 38 – 29) - Barrio San Diego

 

Alquímico

Não sou da noite, mas não abri mão de conhecer esse barzinho, todas as vezes que comentava com alguém que já havia conhecido Cartagena, me recomendava esse bar, então decidimos ir pela curiosidade e entender o que havia nele de tão bom, o que posso dizer é, vá e confira você também, nós amamos!

Chegamos em um grupo de 6 amigos e fizemos um menu degustação de drinks a cada rodada cada um mudava o drink para experimentar, o cardápio de drinks é super criativo, os drinks são saborosos, o ambiente é bem decorado, meia luz, são vários ambientes, a cada andar uma nova surpresa, no dia que conhecemos o bar havia um dj tocando deep house (amamos) e foi uma noite super agradável, super valeu a pena!

Segue a descrição do site oficial:

Alquímica é um conceito que nos transporta para uma prática antiga, baseada na transformação de processos naturais para melhorar o material.  Para alcançar a superação dos componentes, a alquimia envolve diferentes elementos como química, arte e espiritualidade. Alquímico evolui usando métodos experimentais para atingir a máxima exaltação de seus produtos e alcançar uma perfeita harmonia sensorial."

Horário de funcionamento: Segunda - terça - quarta - quinta - feira 18:00 - 02:00 / Sexta - Sábado 18:00 - 03:00/ Domingo, das 18:00 h às 02:00 h

Rua da Faculdade 34-24, Centro Histórico

 

SUGESTÕES EXTRAS DA AMIGA FABI (MORADORA DE CARTAGENA)

- Cevicheria

- Chicharon de pulpo - Santa teresa 

- Confeitaria Mila (próxima San Pedro Claver)

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Identificação: não é necessário visto, nem mesmo passaporte (em voos com conexões na América do Sul)

  • Certificado Internacional de Vacinação é exigido

  • Moeda: A moeda utilizada em Cartagena é o peso colombiano e pagamentos com cartões de crédito são amplamente aceitos. Muitos estabelecimentos não aceitam dólares e, quando o fazem, não possuem uma cotação favorável aos turistas. Ande com pesos, que é mais vantajosoRecomendamos ter sempre pesos em mãos, que é mais garantido. Se não houver outra alternativa e precisar pagar com dólares, dê preferência às notas de valor pequeno para não perder muito dinheiro no troco, normalmente devolvido em pesos e sujeito ao valor de câmbio do estabelecimento.

  • Câmbio no aeroporto de Bogotá, caso você faça conexão no local tem melhor cotação, se sua conexão será em outro aeroporto, leve dólares para trocar em Cartagena mesmo. Há, em Cartagena, casas de câmbio que aceitam real, dólar e caixas eletrônicos em diversos locais da cidade.

  • As tomadas de Cartagena, normalmente, possuem dois pinos chatos, leve um adaptador de tomadas.

  • Clima:  Ao preparar a mala da viagem, lembre-se de levar roupas leves, o calor não está para brincadeira!