Morro Dois Irmãos

Morro Dois Irmãos

Trocando figurinhas sobre viagens inesquecíveis com uma amiga acabei comprando Noronha na euforia do momento e por uma boa oportunidade de milhas!

Na verdade, Noronha já estava na listinha de próximos destinos e com a oportunidade da compra da passagem não pensamos duas vezes e fechamos a viagem!

Eu sempre adiei muito conhecer Noronha, porque todos sempre falavam “ Prepare o bolso” e isso me deixava preocupada em não conseguir conhecer o local da maneira que eu gosto de viajar, mas o que eu pude observar na viagem, é que existe uma ilha para cada viajante, seja ele de luxo ou não! Claro, não é o destino mais econômico que você vai conhecer, mas tudo depende do seu planejamento! Confesso que achamos que Campos do Jordão é tão caro quanto ou mais em relação à restaurantes, mas de fato está entre os destinos mais caros do Brasil, mas calma, não se desespere vou compartilhar nossas estratégias por lá!

Planejei essa viagem por quase um ano, sim com bastante antecedência! Porém isso não significa que saímos comprando tudo logo de cara, pesquisei muito antes de ir!

Quando eu tenho um destino na cabeça eu sempre fico namorando ele, buscando informações e anotando, isso me ajuda à ter idéia melhor do quanto vou gastar por lá.

Desde que comecei a planejar coloquei na cabeça que algumas coisas eu precisaria cortar, enxugar daqui e dali e foi o que me fez conseguir e concretizar a viagem!

Noronha é um destino que você deve se planejar financeiramente sim e vale a pena, posso garantir, inclusive nós saímos de lá planejando retornar!

Neste post quero compartilhar com vocês a minha visão do lugar, sugestões e dicas que farão toda a diferença na sua viagem, confesso que ao planejar muitas vezes me senti perdida com tantas informações e dicas, cada pessoa tem uma impressão da ilha e do que fazer por lá, tem muita coisa e já adianto, você não conseguirá fazer a metade do que a ilha vai te ofertar, primeiro pelo bolso e segundo pelo tempo!

Meu conselho desde já, curta com calma a ilha, você não precisa bater ponto em lugar nenhum, só de estar lá é um privilégio, vá sem pressa e viva cada momento, Noronha é sensacional! Acredite, você vai planejar voltar lá ….

Pronto para desvendar à ilha?

 

 SOBRE O LUGAR

 

Fernão de Loronha, um comerciante Português foi quem descobriu a ilha em 1503, em uma expedição financiada pelo consórcio comercial privado Português, desde então o arquipélago sofreu constantes invasões inglesas, francesas e holandesas entre os séculos XVI e XVIII.

O arquipélago chegou a ser invadido pela Companhia Francesa das Índias Orientais, porém no ano seguinte uma expedição foi enviada para Recife que expulsaram os franceses da ilha.

Durante 7 anos à ilha foi uma prisão política (1938-1945), e também durante Segunda Guerra Mundial o exército dos Estados Unidos construiu um aeroporto base na ilha, que após a guerra o passou a ser administrado pelo governo brasileiro.

Em 2001, Fernando de Noronha foi declarada como Patrimônio Natural da Humanidade.

 

O arquipélago de Fernando de Noronha é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, sendo sua maior parque declarada como Parque Nacional para a proteção de animais e espécies da região.

Por sua grande relevância e singularidade para a conservação marinha, o Arquipélago é protegido por duas Unidades de Conservação (federais): o Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) e a Área de Proteção Ambiental de Noronha-Rocas-São Pedro e São Paulo.

O Parque Nacional Marinho (àrea de preservação da ilha) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (o famoso ICMBio), você vai ouvir falar muito dele durante sua viagem, é ele quem fiscaliza e faz o controle da visitação de áreas do Parque Nacional (agendamento de trilhas).

 

A ilha de Fernando de Noronha constitui um distrito estadual de Pernambuco, é gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado, a economia depende do turismo e alguns direitos são assegurados aos moradores, qualquer investimento em hotelaria na ilha em sociedade deverá ser 54% do morador e o restante do investidor. A distância entre Fernando de Noronha e o continente mais próximo é cerca de 360km

Na ilha, as condições de saúde são bem restritas e as gestantes no 7 mês são orientadas a ir para Recife dar continuidade no acompanhamento pré-natal e realização do parto, o governo assume financeiramente os custos com passagens aéreas e hospedagem.

Os moradores possuem uma taxa fixa no valor da passagem aérea de 200,00 o trecho para o deslocamento até Recife, até porque imagine o quanto seria alto o valor de deslocamento para um nativo até Recife? Passagens para Noronha costumam ser salgadas!  

 

  QUANDO IR 

 

Melhor época? Depende muito do seu propósito em Fernando de Noronha!

O clima é tropical, ou seja quente o ano todo, com média de anual 28°C. Roupas leves e frescas são bem indicadas de dia, mas à noite o vento pode deixar o clima mais fresquinho.

Período de chuvas: Março à julho (abril com mais chuvas), chuvas esporádicas suficiente para deixarem as ruas de pedras cheia de lamas e escorregadias. Tenho amigos que foram em junho e a chuva nada afetou a viagem, conseguiram melhor preço nas hospedagens.

Período seco: Agosto à Fevereiro.

A escolha da melhor época para você, dependerá de suas prioridades, no meu caso fui em setembro/2018 por ser considerado um dos melhores meses para mergulho na ilha. (set e outubro), mas veja bem, isso não é regra e a natureza adora pregar peças, desde 2017 algumas condições climáticas como o swell tem alterado muito o padrão da ilha, este ano Agosto teve condições melhores que setembro, mesmo assim nada atrapalhou nossos planos do mergulho, que por sinal foi incrível!

Então vale avaliar qual é a sua proposta de viagem para a ilha e então definir a melhor época para a sua viagem! O que pode influenciar na sua decisão? VALORES!

Os meses escolhidos significam também custo x benefício, então entre abril, maio e junho a chance de você encontrar bons preços é maior! Meses de férias como dezembro, janeiro, fevereiro e julho são hiper inflacionados pela procura, mas coloque inflação aí viuuuuu? O valor do aluguel de um buggy chega aumentar 100%, de 200 para 400,00/diária.

A melhor época para os surfistas inicia em dezembro, sendo melhores em Janeiro e Fevereiro, influenciados pelos eventos do swell (ventos fortes) que alteram as condições do mar e geram ondas enormes de até 7 metros para os amantes do surfe.

 

COMO CHEGAR

 

O aeroporto de Fernando de Noronha recebe voos de duas companhias aéreas Gol e Azul, saindo de Recife ou Natal o que significa: conexão. A ilha recebe diariamente 4 voos no total e em períodos de alta temporada a quantidade de voos é aumentada de acordo com a demanda.

São Paulo, Brasil.

Existem empresas responsáveis por esse translado:

  • Azul Linhas aéreas

  • Gol

Nossa escolha foi à Gol, compramos as passagens por milhas (25.000 milhas/trecho), o total para o casal saiu 100.000 + taxas, você pode chegar conseguir ida e volta por 80.000, mas dependerá de muita sorte e pesquisa.

O nosso voo saiu de Congonhas às 6:00 am com conexão em Recife de 60 min e seguimos para Fernando de Noronha com duração de voo de aproximadamente 50min foi muito rápido, chegamos na ilha ainda cedo e curtimos uma praia.

No voo de ida, reserve uma poltrona na janela do lado esquerdo, na chegada à ilha seu coração vai palpitar ao ver o Morro dois Irmãos te dando Boas Vindas ao paraíso.

Conversando com um local, que por sinal era funcionário do ICMBio  fui informada que antes passavam cruzeiros pela ilha e em uma destas viagens uma juíza observou que o navio não possuía sistema de reciclagem e armazenamento adequado para o lixo produzido na viagem, descartavam o lixo em alto mar, então chegando na ilha, à juíza foi direto à polícia federal denunciar o ato, o ICMBio realizou a proibição de navios na ilha até à regulamentação. (SIC)

É importante que você saiba que chegar até a ilha não envolve apenas a passagem aérea e a hospedagem, existe uma taxa de preservação ambiental calculada de acordo com a sua permanência na ilha, TODOS os turistas precisam pagar, não há como escapar!

Então, após comprar sua passagem aconselho começar a se planejar para pagar esta taxa, já que é obrigatória e fixa, não deixe acumular isso e não esqueça de imprimir e levá-la, ela será solicitada no desembarque, também pode pagar a taxa ao desembarcar, após pegar uma fila.

Você pode fazer isso pela internet, faz o cadastro e então será gerado um  boleto para efetuar o pagamento com validade até a data da sua viagem.

 

Taxa de preservação

É um tributo cobrado e arrecadado pelo estado de Pernambuco que administra o arquipélago, sendo aplicado na gestão de serviços públicos da ilha.

O valor é cobrado por dia de permanência e deve ser pago no aeroporto no desembarque ou pela internet.

Link aqui!

Lembrando que você passará em um balcão para a apresetnação do comprovante do pagamento da taxa, você ficará com um papel referente à taxa que deverá ser entregue no balcão antes do embarque do voo de volta, eles utilizam esse cmprovante para controle de entrada e saída dos viajantes na ilha, então não perca! por favor! 

 

Traslados até o hotel

Verifique se a sua pousada dispõe de serviço de transfer até o aeroporto no ato da sua reserva, se caso incluir não esqueça de enviar email informando seus horários de chegada e saída, no desembarque ficam algumas pessoas com uma lista de hóspedes perguntando o nome da sua pousada, é gratuito, eles passam em todas as pousadas que contrataram o serviço, pode não ser tão rápido pois você pode ser o último, então serve para quem não está com pressa e quer economizar. 

Se você quiser ganhar tempo existem duas opções:

1. Táxi

2. Transfer privativo ( foi a nossa opção, como já sabíamos qual empresa iríamos fechar nossos passeios incluímos também o translado, nos buscaram pontualmente todos os dias, serviço impecável, fechamos tudo com a Atalaia Noronha)

Eu e beto valorizamos comodidade e tempo em uma viagem e gostamos de chegar no destino sem preocupações, pois o tempo da pechincha é feito ainda no planejamento, o destino é exclusivo para curtir!

 

Transportes

Noronha é pequena e você pode utilizar alguns recursos para deslocamento na ilha.

1. Transporte público (ônibus) - valor da passagem custa em torno de 5,00 e percorre toda a rodovia que corta a ilha, para acessar algumas praias será necessário você fazer uma caminhada. Se você estiver pensando em economizar e sem pressa é uma boa alternativa, a praia do Sueste é a mais fácil de ser acessada através dele.

2. Aluguel de Buggy - é a a forma mais prática de se descolar pela ilha, acho que compensa quando você divide em 3 à 4 pessoas, mas se estiver sozinho ou em casal pode pesar no seu orçamento, isto porque o aluguel pode variar em 200-280,00/diária e em alta temporada chegar à 400,00/diária, nós alugamos enquanto dividiamos com um casal de amigos e priorizamos conhecer praias mais distantes neste período.

3. Táxi - meio de transporte bem utilizado na ilha, com melhor custo x benefício em relação ao buggy quando o seu propósito é passar o dia em alguma praia distante do centro (vila dos Remédios), eles possuem um ponto de apoio na vila dos remédios, a corrida gira em torno de 35 à 40,00 dependendo do deslocamento 

4. Caminhada - Nos aproveitamos muito bem os ultimos dias na ilha com uma boa caminhada, como o nosso hotel era bem localizado nos deslocavamos sem dificuldades para as praias e restaurantes.

5. Carona - é bem comum viajantes aproveitarem carona na ilha para o deslocamento, já é um hábito dos moradores e frequentadores da ilha oferecer carona no caminho, não se preocupe Noronha é bem segura! 

 

 ONDE FICAR

 

A definição da hospedagem em Noronha dependerá do seu bolso e o quanto você está disposto investir na hospedagem, existem 3 categorias de hospedagem: Luxo, médio (é médio mesmo) e simples (é simples mesmo),  todas elas com preços não compatíveis com o que ofertam, acostume-se é assim e ponto final.

Alguns moradores da ilha alugam quartos em suas casas ou transformam em pousadas domiciliares e utilizam como uma fonte de renda, é bem comum.

Se você busca economizar na hospedagem, pode tentar os meses de março à maio (período de chuvas esporádicas) ou novembro (época seca), tenho um casal de amigo que foi em junho e conseguiram o valor da pousada pela metade do valor que em setembro, simulem vários em meses diferentes para conseguir o melhor preço, antecedência também conta pois encontrará mais opções de hospedagens.

Acompanhei durante todo o ano os valores das hospedagens e à medida se aproximou da época da nossa viagem, os valores subiram, as ofertas diminuíram ou esgotaram.

Nós optamos por uma hospedagem considerada média e priorizamos conforto e localização. A localização faz toda a diferença nos custos da viagem, dependendo do local, você terá que utilizar táxi, alugar buggy e consequentemente subirá custos.

O que você poderá ter como referência em termos de localização é a Vila dos Remédios, é a vila principal da ilha, com restaurantes, pousadas, supermercados, bancos e próxima das praias do Meio, Conceição e do Cachorro. A Vila do Trinta  e a Floresta Nova são vilas próximas e também de boa localização, ou seja, você conseguirá aproveitar bem da ilha caminhando e sem se preocupar com meio de transporte.

Como dei muitas dicas sobre a pesquisa e escolha da hospedagem e não existe uma fórmula mágica mas sim o perfil individual da sua hospedagem e seu orçamento, farei a sugestão do hotel que ficamos e recomendamos.

Mas é muito pessoal, eu amei outras pousadas por lá mas eu não estava disposta a desembolsar o valor, como é uma questão muito individualizada tentei deixar no post dicas para você na escolha da sua.

Sugestão de hospedagem:

  • Pousada Tubarão

A pousada Tubarão é nova na ilha, a estrutura do hotel é ótima e saímos de lá bem satisfeitos. A localização para mim é a melhor parte, próxima de tudo inclusive de praias, não tivemos problemas com deslocamento exatamente por isso.

O dono possui mais 2 pousadas na mesma área, a Pousada Germana e a Pousada Malibu, todas elas compartilham a mesma recepção, área externa e café da manhã, o que difere basicamente elas são os quartos, algumas com mais espaço físico, outras com mais amenities, nespresso no quarto (tubarão), varanda, detalhes pequenos.

Os valores entre as reservas também mudam.

Os funcionários são super simpáticos, atenciosos e nos sentimos acolhidos por lá, como a ilha é pequena você acaba trocando figurinhas com todos, sempre muito receptivos e com alguma dica extra de um lugar, eu e beto adoramos isso, essa proximidade com as pessoas no local.

A pousada oferece café da manhã  e também o lanche da tarde, incluído na tarifa, foi a forma em que vários dias nos beneficiamos do quesito custos com alimentação, na maioria das vezes escolhemos por uma refeição em um bom restaurante e aproveitamos as oferecidas pelo hotel.

No último dia, ganhamos um champagne da pousada para finalizarmos nossa viagem com chave de ouro, achei tão cuidadoso isso, adoro essas coisas, o cuidado do lugar com o hóspede.

 Rua Mestre Gouveia

RESERVE AQUI.

 

 O QUE FAZER?

 

A ilha tem muitas opções de passeios, trilha e praias. Na minha opnião, só de estar lá já é um privilégio, vá em mente que você não conseguirá fazer a metade das opções que lhe ofertam, meu conselho é: aproveite com calma e com alma!

Curta sua companhia e se caso estiver indo sozinho, não se preocupe Noronha é um lugar de construir vínculos, por lá conhecemos pessoas incríveis a quais dividimos vários momentos legais, nos passeios, pôr do sol ou jantares, rimos e nos divertimos muito!

Por favor, não neura com as trilhas ok? Você vai perceber que existem milhares de opções de trilhas na ilha, algumas delas são muito disputadas, com vagas limitadas, necessitando chegar na madrugada para conseguir o agendamento, porém Noronha é lindo com ela ou sem elas! ok? Quando cheguei na ilha todos perguntavam qual trilha iríamos fazer, que seria necessário pegar uma fila para o agendamento (feito apenas de forma presencial ou guia credenciado), correndo o risco de não conseguir e eu só conseguia pensar que eu estava lá e queria curtir cada segundo sem perder tempo pois estava pela primeira vez na ilha, talvez em uma próxima ida eu priorize mais elas, mas Noronha foi incrível sem elas fico imaginando com elas, deve ser surreal.

Nem todos os passeios exigem uma empresa de passeio, muitas praias são bem centralizadas e podem ser acessadas à pé, tudo depende do seu orçamento! Mas de fato, alguns passeios fazem toda à diferença feitos com empresas, vou explicar melhor jaja.

Então o que priorizamos? mesclamos bem! Fizemos de tudo um pouco, desde aluguel de buggy com amigos, à pé e com empresa, tentamos experimentar um pouco de cada um e ter a percepção do que casaria melhor com cada situação.

Na ilha eles classificam as praias como: mar de fora e mar de dentro, as praias do mar de fora fazem parte do Parque Nacional Marinho, o que isso significa?

 

Ingresso do Parque Nacional

Você vai precisar comprar um ingresso do Parque Nacional para visitar suas praias, fazer suas trilhas, assim como mergulhos e passeios de barco dentro do parque, o ingresso é único (valor: 96,00), pessoal, intransferível e válido por 10 dias.

Lembre-se a TPA e o Ingresso do Parque são taxas diferentes.

Praias: Sancho (considerada 2 praia mais bonita do mundo pelo Tripadvisor), Sueste, Baía dos Golfinhos, Baía dos Porcos, Praia do Leão, Piscina da Atalaia

Trilhas: Trilha do Abreu, do Capim Açu, da Pontinha Pedra Alta, do Forte São Joaquim, do Morro São José (a mais disputada), Ponta das Caracas e Caieira.


Como comprar o ingresso?

Diretamente no site oficial será gerado um voucher que deverá ser apresentado em qualquer bilheteria para a retirada do cartão de acesso ou poderá fazer o cadastro e comprar seu ingresso diretamente nas bilheterias:

Praça Flamboyant, das 14:20 às 22:00h
Centro de visitantes ICMBio Boldró, das 8:00 às 22:00h
PIC do Golfinho Sancho das 8:00 às 18:30h
PIC do Sueste das 9:00 às 16:00h

Isenção do Ingresso: Crianças menores de 12 anos e adultos maiores de 60 anos.

Lembrando que é necessário fazer o cadastro para retirar o cartão de acesso ao parque, da mesma forma que você comprou o seu ingresso, ao inserir a data de nascimento, automaticamente será identificado a isenção e não esqueça de levar um documento para provar a idade.

Agora, vou tentar situar você na quantidade pontos turísticos, praias e trilhas da ilha disponíveis.

 

PONTOS TURÍSTICOS

• Forte de Nossa Senhora dos Remédios

• Fortim da Praia da Atalaia

• Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

• Morro Dois Irmãos

• Palácio de São Miguel

• Reduto de Nossa Senhora da Conceição

• Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico

• Reduto de Santana

• Reduto de Santo Antônio

• Reduto de São João Batista

• Reduto de São Joaquim

• Reduto de São José do Morro

• Reduto de São Pedro da Praia do Boldró

• Reduto do Bom Jesus

 

PRAIAS

Mar de Dentro

• Baía de Santo Antônio, (onde fica localizado o porto, melhor local para snorkel, por lá vimos um naufrágio, tubarão, arraia, polvo, tartarugas, muita muita vida. Por lá saem os passeios de barcos, não se preocupe é bem seguro fazer snorkel lá existe uma área delimitada para isso)

• Praia da Biboca

• Praia do Cachorro, na Vila dos Remédios (no centro histórico da ilha, acesso fácil à pé, onde fica o buraco do galego que todos querem tirar foto na maré baixa forma uma piscina, foi a praia central que mais gostamos e repetimos, possui uma escadaria menos íngreme que do sancho, possui barracas que aceitam cartão no débito, na vida noturna o bar do cachorro é o forró mais famoso da ilha)

• Praia do Meio (Bar d o meio, melhor pôr do sol da ilha, apenas vá)

• Praia da Conceição (point da ilha, chegue cedo para conseguir um guarda-sol na areia, foi destruída pelo swell e não tem banheiro, o bar está se reerguendo aos poucos, aceita cartão de débito)

• Praia do Boldró, na Vila Boldró

• Praia do Americano (acessada com trilha)

• Praia do Bode (acessada com trilha)

• Praia da Quixabinha

• Praia da Cacimba do Padre (praia dos surfistas, do morro dois irmãos, fica próxima à baía dos porcos)

• Baía dos Porcos (melhor e mais lindo lugar de noronha, ótima para banho, vida marinha, sem barracas para consumo, leve água)

• Baía do Sancho (baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação, ótimo para snorkel, possui escadaria para acessar a praia)

• Baía dos Golfinhos (melhor local para visualizar golfinho na ilha, horário que eles aparecem é pela manhã, bem cedo) ou Enseada do Carreiro de Pedra

• Ponta da Sapata

Mar de Fora

• Praia do Leão (acessada por trilha)

• Ponta das Caracas

• Baía Sueste ( rica em vida marinha, boa para snorkel, tubarões filhotes na beira do mar)

• Praia de Atalaia (acessada por trilha)

• Enseada da Caieira (acessada por trilha)

• Buraco da Raquel ( próximo ao museu do tubarão)

• Ponta da Air France

 

TRILHAS

Não faltam opções de trilhas na Ilha de Fernando de Noronha, porém as trilhas dentro do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) exigem um agendamento prévio, vagas limitadas, guias credenciados com treinamento, uma medida para controle e preservação do meio ambiente e espécies feita pelo ICMbio (órgão responsável), já as trilhas dentro da área d preservação ambiental são de acesso livre.

Parque Nacional Marinho - PARNAMAR (ICMbio)

Então são divididas assim:

1. Trilhas com agendamento e com guia credenciado

  • Trilha do Capim Açu (40 vagas)

  • Trilha da Pontinha Caiera = Atalaia Longa (40 vagas)

  • Trilha Morro São José a nado (16 vagas)

2. Trilhas com agendamento sem guia

  • Trilha do Abreu (24 vagas)

  • Atalia curta - 6 grupos de 16 pessoas (96 vagas) - pode variar de acordo com a maré e o assoreamento da piscina

Regras gerais

1. O agendamento tem que ser feito pessoalmente pelo próprio visitante com o ingresso do Parque Nacional (o agendamento não pode ser feito pela internet);

2.As trilhas podem ser agendadas com no máximo 3 DIAS de antecedência;

3. Local e horário do agendamento: Centro de Visitantes do ICMBio de segunda a sábado das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h;

4. Trilhas com condução obrigatória: Pontinha-Caieira (Atalaia Longa), Morro São José (maré superior a 0,4) e Capim-Açu;

6. Para agendar trilhas com condução obrigatória:

- Condutor ou visitante poderão fazer o agendamento com o ingresso nas seguintes proporções:

- 50% das vagas da cada atrativo poderá ser feito somente pelo condutor;

- 50% das vagas de cada atrativo poderá ser feito somente pelo visitante e/ou morador (lembrando: morador só pode agendar para ele ou outro morador).

Informações necessárias, aqui! 

 

PASSEIOS

Na ilha, você poderá fazer passeios por empresas ou por conta própria, nós optamos por fechar todos com a mesma empresa (Atalaia Noronha) por indicação de uma amiga que trabalha no universo do turismo há mais de 20 anos, à Diana do @mundo4e.

Na minha visão de viajante, nem sempre economizar em passeios com empresas vale a pena, eu e Beto gostamos de comodidade, segurança e durante uma viagem, gostamos de apenas nos preocupar com o tempo livre, dificilmente vão me ver sair de casa para uma viagem sem roteiro montado, eu gosto de tudo programado, mas isso é o meu perfil de viajante e não é uma regra!

Tenho amigos que gostam de descobrir no local o que fazer e como, a turma que já viajou comigo e com Beto nem se preocupa com o roteiro pois o meu maior prazer é planejar tudo isso, pechinchar ainda no planejamento  e pesquisar e buscar referências de empresas especializadas com isso!

Então, há grandes chances de vocês encontrarem em meus posts referências de empresas que pesquisei ou tive como referências de amigos que já utilizaram o serviço,  para fazer os meus passeios!

Aqui o patrocinador é o nosso bolso!

São tantos tantos passeios na ilha, não sabia por onde começar e olha que eu e Beto estivemos por 7 dias lá e não foram suficientes!

 

1. ILHA TOUR

Se você estiver com o orçamento apertado, enxugando daqui e dali priorizem esse passeio, o Ilhatour foi o passeio que nos deu uma melhor noção da ilha e se possível coloque ele no primeiro dia das suas programações, porque? É uma maneira de conhecer quase toda a ilha em um dia, tem duração de 8 horas, é cansativo e você finaliza o passeio no Pôr do sol no Boldró, a vantagem é que você ganha tempo, aproveita os lugares nos melhores horários, enriquece sua viagem com informações do guia que sempre tem uma história do lugar que você está conhecendo ou um dica extra.

A maioria das pessoas fazem ele logo no início para que então nos dias seguintes você aproveite ou repita apenas os locais que você mais gostou! Acho super válido esse passeio, super super válido! Espero que vocês tenham a sorte de pegar o mesmo guia que eu, o @tapyocaoficial, ele é divertido, faz fotos incríveis e torna o passeio super agradável. Nós priorizamos o passeio privativo, apenas eu e Beto, a vantagem foi chegar em todos os locais vazios, respeitando o nosso tempo e acabamos conhecendo mais da ilha por isso!

Repetiria mil vezes esse passeio!

 

2. MERGULHO

Noronha está entre os melhores pontos de mergulho no mundo, sem dúvidas o crédito não é atoa! O mergulho de Noronha entrou para o nosso TOP 3! Nós gostamos de mesclamos mergulho em destinos com paradisíacas, é uma emoção à parte, mas já adianto mergulhar na ilha pode custar alguns mil réis.

Antes de ir, pesquisei muito no Tripadvisor qual empresa fechar, busquei referências de amigos e fiquei muito em dúvida, então esse deixei para fechar lá, conhecer a estrutura local, afinal mergulho envolve riscos e precisamos sempre ser cautelosos.

Três empresas são especializadas em mergulho na ilha: Atlantis, Noronha Diver e Águas Claras. Visitamos as duas primeiras por estar próximas ao hotel, bem centralizadas, fizemos orçamento e avaliamos os equipamentos, acabamos fechando pela Noronha Diver por empatia mesmo! O barco é enorme, tipo um catamarã, quase não balança, o que é muito importante para mim que vômito em todos intervalos de superfície, pela primeira vez isso não aconteceu! Os valores dos mergulhos dependem da quantidade de equipamento que você vai necessitar alugar, no nosso caso levamos (máscara, nadadeira, botas,snorkel) o que acaba alterando o valor

Mergulho diurno (2 descidas) - 600,00

Mergulho noturno (1 descida) - 600,00

A visibilidade do nosso mergulho foi em torno de 30 metros e em Noronha ela pode chegar à 50 metros, se em 30 estava maravilhosa fico pensando em 50!!!!  

Melhor época para mergulho na ilha: setembro ou outubro, mas vi um mergulhador comentando que em Agosto/18 o mar estava incrível!

Existem vários pontos de mergulho na ilha, geralmente os mergulhos são nos mar de dentro mas as empresas programam os pontos baseado na tripulação do barco evitando repetir pontos de mergulho se caso algum mergulhador já estiver ido, muitas pessoas vão para lá somente para mergulhar.

Pergunta que não quer calar “Nunca mergulhei, posso mergulhar?”

Sim! Não você não precisa saber nadar! Existe um perfil de mergulho voltado à pessoas que nunca fizeram isso mas querem viver a experiência, provavelmente eles vão dar um mini curso rápido com orientações básicas para você, você fará a descida na companhia de um mergulhador profissional preparado para isso.

Vou deixar aqui os sites das empresas, vasculhem, busquem informações e não deixem de mergulhar, sérioooooo é muito mágico!

Atlantis - site oficial 

Noronha Diver - site oficial 

 

3. SNORKEL

A melhor opção para conhecer a vida marinha sem precisar mergulhar é o snorkel e em Noronha diga-se de passagem é o melhor lugar que já fiz snorkel, nunca vi tantaaaaaa vida marinha reunida assim no rasinho! Crianças que já sabem nadar, vão pirar! Juro!

Os melhores locais que nós achamos para fazer snorkel: Praia do porto, Praia do Sancho, Baía dos porcos e Praia do Sueste. Mas se você tiver que escolher 1: Praia do Porto, vimos tubarões, tartarugas, polvo, arraias, muitos peixes e um naufrágio por lá!

 

4. PÔR DO SOL

O pôr do sol da ilha é lindoooooooo, é uma vibe diferente, um clima especial!

Programe-se para assistir ele em locais diferentes na ilha, vou passar uma listinha aqui de locais onde você poderá assistir ele.

1. Bar do Meio ( foi o que mais amamos, inclusive repetimos, rola uma música ao vivo até as 20h e você pode reservar um bangalô com consumo mínimo de 500,00 até 6 pessoas, vale a pena com turma)

2. São pedro do Boldró ( o ilhatour finaliza nele, repetimos tbm, no domingo rolou um som ao vivo lá voz e violão, vista do pôr do sol com o morro dois irmãos no fundo)

3. Forte Nossa Senhora dos Remédios (vista para a vila e o Morro do Pico)

4. Passeio de barco (alguns passeios finalizam na praia do cachorro, no horário do pôr do sol, com um peixe na brasa)

5. Bar do Cachorro (Praia do Cachorro, rola um som instrumental lá, vista para o morro do Pico)

6. Restaurante Mergulhão (Praia do porto, vista para o morro do Pico)

7. Praia da Conceição (no bar Duda reis, vista para o morro do Pico)

8. Capela de São Pedro (vista para o Porto, barcos e o morro do Pico)

 

5. PASSEIOS DE BARCO

Existem muitas opções de passeios de barco na ilha, fizemos 2:

1. Prancha Vip (passeio de barco com uma atividade aquática )

2. Passeio de barco pelo litoral  ( Parque Marinho, com direito à golfinhos e snorkel)

3. Chegamos agendar uma canoagem, mas por conta dos ventos fortes foi cancelada.

Minha sugestão é: pesquise os passeios que mais lhe agradam ou que caibam no seu bolso.

6. PROJETO TAMAR

Infelizmente não conseguimos assistir as palestras educativas do Projeto Tamar (por motivos de velhice mesmo, passávamos os dias na praia e dormíamos muito cedo) que acontecem todas às noites  e você também poderá acompanhar as capturas das tartarugas na Praia do Sueste.

Acompanhe a programação no site, aqui!

 

7.  VIDA NOTURNA

Se engana quem pensa que a ilha morre à noite, existe uma Noronha para cada público, você pode começar a noite em um bom restaurante e finalizá-la em alguma palestra do Projeto Tamar (ocorre todas as noites) ou para quem prefere uma noite mais animada, ir se divertir em algum bar com músicas ao vivo.

Programação noturna da ilha funciona assim:

Segunda-feira: Bar do Cachorro - show folclórico ou forró

Terça-feira: Bar do Cachorro - Trio bom da peste (forró) / Bag do Ginga

Quarta-feira: Bar do Cachorro (forró) / Festival do Zé Maria

Quinta-feira: Praia da Conceição (Reggae) - pode levar sua bebida - começa 23h

Sexta-feira: Bar do Cachorro (forró) - melhor dia

Sábado: Bar do Cachorro (forronejo)

Domingo: Muzenza (ao lado da igreja) - Samba após a missa

Todos os dias: bar do meio no pôr do sol (música ao vivo até as 20h)

 

 RESTAURANTES E BARES

 

Prepare o bolso!

Boa forma de começar a descrição né? Mas é sério, lá não é nada barato comer! Você pode tentar economizar aproveitando o café da manhã da pousada, ou um lanche da tarde que algumas pousadas oferecem (a nossa oferecia) e escolher apenas 1 refeição em um bom restaurante, que foi o que fizemos várias vezes.

Porque vou te dizer, haja bolsooooooo negada!

Acompanhei em um grupo do whats algumas estratégias de viajantes com destino para Noronha, vi que em muitas vezes eles aproveitavam para economizar na alimentação com compras no supermercado antes da viagem, você pode levar snacks em sua mala sem problemas, nós levamos salaminhos e muitos vinhos, o que fizemos foi isso! Levamos os vinhos que mais gostamos para degustar com amigos e pagamos apenas a rolha, a taxa em média 40-50,00 reais.

Mas acreditamos que também faz parte da viagem para o litoral um tour gastronômico recheado de moqueca de peixe, azeite de dendê, camarões e muitos frutos do mar! Não conhecemos boa parte dos restaurantes da ilha, não ficamos preocupados com isso, pois certamente voltaremos lá!

Sugestões:

O restaurante está entre os queridinhos da ilha, especializado em gastronomia contemporânea e frutos do mar, nós chegamos e estava lotado, esperamos por aproximadamente 1 hora e valeu a pena, atendimento rápido, pedi um camarão empanado na farinha de coco que estava divino e o Beto pediu uma Moqueca de Peixe com camarão simplesmente maravilhosa, os pratos são bem servidos, nada muito sofisticado, ambiente agradável. Vá o mais cedo possível, sempre tem filas!

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado 12:00 - 00:00

Telefone: (81) 3619-0437

 Alameda das Acácias, 11 Floresta Nova

@xicadasilvanoronha

Abrimos a viagem neste restaurante, é um restaurante de culinária regional contemporânea,  a decoração é muito charmosa, funcionários simpáticos, na entrada pedimos pastéis de lagostas muito bons e bem crocante, o prato principal demorou para chegar não sei se no dia eu não tive sorte, mas não acertamos no pedido, amei a sobremesa de churros e inclusive voltamos lá outro dia apenas para repetir ela.

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado das 12:00 - 23:00 pm

 Vila dos Remédios | Em Frente Ao Palácio, Próximo ao Correios

  • Corveta

Foi o restaurante preferido do Beto, sua especialidade é em comida brasileira e frutos do mar, almoçamos um prato com frutos do mar com molho cremoso e uma farofa crocante, comida deliciosa! O lugar é bem agradável, novo e o preço é equivalente aos melhores restaurantes de Noronha.

Ah, informação importante, o restaurante que também é hotel passará por uma reforma de ampliação da hotelaria e diminuirá o espaço físico do mesmo, retiraram o buffet e agora só funciona o a la carte.

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado das 12:00 - 00:00 am

 Rua de São Miguel 342 | Vila Dos Remédios

O hotel e restaurante Zé Maria é super tradicional na ilha, famoso por seu Festival Gastronômico que ocorre todas as quartas e sábados, na ocasião é servido um farto banquete com dezenas de pratos, com destaque para a paella e vários peixes (o Zé Maria é um pescador famoso e experiente na ilha), frutos do mar, após a comilança dos pratos principais é servido um banquete de sobremesas, o próprio restaurante sugere reservar com antecedência se a sua intenção é conhecer no festival.

Nós dispensamos o festival mas não o restaurante, então jantamos lá e posso garantir que  a Paella estava sensacional, achei também bem salgado, bemmm salgado os valores.

Horário de Funcionamento: Domingo à sábado 12:00 - 23:30 pm

Reservas aqui.

Gostei, mas não amei.

O restaurante fica na praça Flamboyants, ambiente bem descontraído, a comida não é o ponto alto, mas pela animação vale muito a pena ir para tomar uns drinks e comer uns petiscos principalmente aos amantes do rock.

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado 11:00-23:00 pm

Telefone: (81) 3619 - 0232 / (81) 3619 - 0101 / (81) 3619-1510

Praça Flamboyant, Vila dos Remédios

@flamboyantrockrestaurante

 

  • Museu do Tubarão Restaurante

Conhecemos o restaurante durante o Ilhatour, foi a sugestão do nosso guia @tapyocaoficial e não nos decepcionou, o restaurante é especializado em frutos do mar, cozinha regional, petiscos e moquecas, pedimos uma Moqueca de Camarão que estava divinaaaaa, um dos melhores pratos principais que comemos na ilha, seguido de um pudim de tapioca incrivel!!!!!

O lugar não serve mais o famoso bolinho de tubarão, afinal o local prega à preservação e proteção dos mesmos. O restaurante fica dentro do museu do Tubarão, nas paredes eles colocam várias curiosidades, informações, imagens ilustrativas e mitos associados ao bicho, o museu tem esculturas ao ar livre, ótimas para tirar algumas fotos, e uma lojinha com diversos suvenires.

Horário de Funcionamento: Domingo à Sábado das 9:00 - 19:30 pm

Telefone: +55 81 3619-1365

 Av. Joaquim Ferreira Gomes, 40, Vila do Porto

  • Açai e Raízes

Paramos nesta lanchonete por acaso e gostamos muito, é um local especializado em Açai, sanduíches, tapiocas e opções vegetarianas.

Funciona assim, você faz o pedido na lojinha do Mundo Verde anexa ao restaurante e aguarda o pedido. O açaí com creme de bacuri é delicioso! A tapioca custa em torno de 15,00 reais e vem com bastante recheio, você pode optar por 3 opções de recheio substitui tranquilamente uma refeição, é grande.

Horário de Funcionamento: 09:00 - 00:00 am (seg a sáb)

Telefone: (81) 3619-0180/ (81) 99299-7551

 Rodovia Br 363

 

Outras sugestões que estavam na nossa lista e que não conseguimos conhecer:

- Beijupirá

- Tapioca da babalu - praia do cachorro

- Varanda

- Triboju

- Mergulhão

- Site oficial de Noronha com sugestões de restaurantes, link aqui!

 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Clima: Tropical

Voltagem: 220w

Verifique à tábua das marés

Taxa de permanência na ilha é obrigatória

Aluguel de Buggy 200 à 280,00/diária, em alta temporada chega à 400,00/diária

Média de valores por refeição 100-150,00

Squeeze do Parnamar (água + refil)

Bancos: Santander e Bradesco além de um banco postal (BB) na agência dos Correios na Vila dos Remédios. No aeroporto tem caixa eletrônico, por via das dúvidas leve ou saque um pouco de dinheiro.

Cartões de crédito: amplamente aceitos nas pousadas, restaurantes e agências de passeio, nas praias apenas débito, lugares simples apenas dinheiro.