O que fazer, quando ir e como chegar na Praia de Pipa!

Mais uma praia para você colocar na sua lista de destinos para 2019, águas quentes, cristalinas e nordestina quer trio melhor que esse?

Gosto de chegar de viagem e aproveitar o plantão do final de semana para relembrar cada detalhe, a praia de Pipa foi a escolhida da vez, hoje escrevo esse post ao som de “Chão de giz” do Zé Ramalho,  pois se tem algo que me inspira é uma trilha sonora e nada melhor que uma escolha bem nordestina para inspirar vocês no post de uma praia de águas quentes, cristalinas e brasileira!

Fico pensando no quanto nosso país é rico, lindo e encantador! Meoooo Dels Pipa é muito charmosa e é toda nossa, as vezes sonhamos com tantas praias distantes e deixamos de curtir um paraíso aqui no Brasil!

Tenho um projeto de conhecer o máximo de lugares possíveis do litoral brasileiro e poder compartilhar com vocês cada detalhe, quando ir, como chegar, o que fazer e explorar nossas riquezas que não são poucas!

Ligue o som, abra seu spotify e coloque no álbum do Zé Ramalho e vem comigo, conhecer a praia de Pipa!

  SOBRE O LUGAR

A praia de Pipa fica à 85km de Natal e a construção de um anel viário facilitou o trânsito até a região, apesar de bem procurada, a praia de Pipa mantém seu charme e encanto.

Pipa é um distrito do município de Tibau do Sul, considerada principal opção do litoral sul do estado por suas famosas praias Ponta do Madeiro e Praia do amor, à junção de dunas sobrepostas e falésias encantam os olhos de quem conhece Pipa pela primeira vez.

A vila de pescadores pacata com suas águas quentes e cristalinas inicialmente frequentada por turistas deu espaço para um destino badalado (principalmente noturno) e bem procurado por todos os tipos turistas, principalmente argentinos. A combinação de belas ondas e vento tem atraído os praticantes de kitesurf no lugar.

A procura impulsionou o crescimento do turismo local e pipa virou um destino com muitas opções de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares e boate sempre cheios mesmo em baixa estação, dizem que em alta estação a rua principal (Av. Baía dos Golfinhos) fica abarrotada de turistas.

Mas se você é da calmaria não se preocupe, também há espaço para você por aqui, em pipa existem opções de hotéis mais reservados com vista para o mar e longe do furacão, próximos à natureza ou vista para o mar.

Curiosidade sobre o nome: Durante o período de exploração do Brasil os portugueses avistaram uma pedra que lembrava o formato de um barril de vinho ou azeite por lá chamado de Pipa e em homenagem à estrutura nomearam o lugar de Pipa.

 

 QUANDO IR

Evite feriados, por motivos de superlotação e hospedagem mais cara. (se é a sua única opção e busca calmaria, priorize hospedagens fora do centro)

Evite o período chuvoso: Abril  à Julho (dias nublados e chove 250 à 300 mm/mês,  julho 200mm/mês)

Priorize o período seco (quase não chove - até 50mm/mês): Setembro à Janeiro

Considere o período de transição (podem chover): *Fevereiro (até 100mm/mês), Março (período de transição) e Agosto (período de transição e chove até 100 mm/mês)

 

 COMO CHEGAR

Natal e João Pessoa será suas portas de entrada para chegar até a praia de Pipa, segundo o motorista do transfer que pegamos até a praia os voos até João Pessoa costumam ser mais baratos e a distância e valores de traslado não costumam alterar em questão de valores e tempo ou seja, não deixem de simular valores para as duas opções, ok?

Pelo asfalto, Pipa está a 85 km da zona hoteleira de Natal, a 95 km do aeroporto de Natal e a 135 km do aeroporto de João Pessoa.

São Paulo, Brasil.

Nós obviamente pegamos um voo por milhas (tradição por aqui) saindo de Guarulhos, por morar longe do aeroporto e por ser uma viagem curta utilizamos o estacionamento do terminal 3 para deixar o carro, pegamos um voo direto até Natal, pelo whatsapp fechamos o transfer com antecedência (não esqueça desse detalhe principalmente em alta temporada).

Natal, Brasil.

Natal fica cerca de 80km e é a principal porta de entrada até a praia de Pipa pelo aeroporto Augusto Severo, ele fica na cidade de Parnamirim (região metropolitana de natal), você pode fazer esse caminho com transfer (80,00 por pessoa), táxi (média 200-300,00) ou carro alugado (rentalcars) basta pegar a estrada e o percurso será em torno de 1h e 30 min aproveitando e desfrutando de paisagens belíssimas pelo litoral.

➜ Ônibus

O aeroporto da cidade não fica centralizado por isso não recomendo ir de ônibus até a praia de Pipa, muita  missão para pouca economia, mas se a sua intenção não é economizar tempo e sim dinheiro procure pela empresa Expresso Oceano, pesquise horários de saída e chegada e fique atento aos dias e horários, existem 7 saídas nos dias de semana e apenas 2 aos domingos e feriados e o ponto de partida é o terminal rodoviário e o site não vende online.

➜ Carro

Percurso: Você vai percorrer pela BR-101 até Goianinha e de lá seguir mais 25km em uma estrada mais lenta na direção leste, margeando o litoral até Tibau do Sul e então pegará o acesso para Pipa. (o segredo é jogar no aplicativo de celular Waze que não tem erro)

Existem empresas responsáveis por esse translado:

Fiz uma pesquisa na internet e no tripadvisor para avaliar as diversas opções até chegar na praia de Pipa e esta empresa foi bem recomendada, aprovamos os seus serviços, foram pontuais, o transfer de Natal até Pipa custou 80,00 por pessoa e  a forma de pagamento foi através do cartão de crédito, o horário do nosso voo chegava na madrugada e isso não foi problema nenhum, chegamos no aeroporto e já havia um motorista nos aguardando.

 

O que é válido enfatizar:  

Vai ficar só em Pipa?

Não precisa de carro, é bem desnecessário, pois dentro da vila o deslocamento  pode ser um problema, à rua principal é lotada e estacionar pode ser bem trabalhoso, as pessoas ficam no meio da rua e é uma missão se deslocar por lá. Priorize o uso de táxi, solicite ao hotel ou se desloque até um ponto de táxi na Av. dos Golfinhos eles cobram 20,00 nas corridas até a praia do Madeiro ou Praia das Minas, a praia do amor e do centro pode ser acessada com uma boa caminhada es sem pressa.

Existem vans e ônibus que fazem a linha Pipa-Tibau do Sul-Goianinha com saídas frequentes e bom custo x benefício (tarifa é 2,80 à 5,00)

 

ONDE FICAR

A primeira pergunta que você tem que fazer é “O que você busca?”, existem mil versões para uma viagem em Pipa com milhares de experiências diferentes. Nós fomos em busca literalmente de curtir praia, sol e mar! Ficar no hotel não era a nossa prioridade então a nossa escolha foi baseada na localização (para aproveitar a vida noturna) e no preço.

Proposta de viagem definida você começará sua busca, ainda pretendo voltar lá para curtir um hotel boutique, romântico e calmaria.

A região de Tibau do Sul é uma opção para hospedagens mais baratas e não menos apaixonantes, uma região mais tranquila, sede do município da praia de Pipa, o ideal é para quem vai até lá de carro para poder se deslocar com facilidade para Pipa, ônibus fazem a ligação entre as duas regiões também. O pôr do sol de Tibau do Sul é  sem dúvidas uma atração imperdível, todos os moradores de Pipa o indicavam.

 

Vila de Pipa Suítes

O Vila de Pipa é um hotel super charmosinho super bem localizado, diria “no olho do furacão” e foi exatamente esse o motivo que nos fez fechar a hospedagem por lá aliado ao valor da hospedagem, obviamente.

A pousada tem uma decoração com pegada meio “Grécia” com uma decor toda clean e branquinha com quartos que possuem uma “vista para o mar”, confesso um pouco prejudicado pela vegetação presente.

O atendimento foi ótimo e atencioso, nosso voo chegaria na madrugada e a recepção não fica aberta 24h, a pousada entrou em contato explicando que deixariam as chaves do quarto com o segurança do local e que no dia seguinte fizéssemos o check in sem pressa.

O café da manhã é simples, não espere por um banquete, mas confesso que quando estou no nordeste uma tapioca com queijo me satisfaz, mas se você busca algo mais, não encontrará por lá!

 

Boutique Hotel Marlin's

Sem dúvidas um hotel boutique casa muito bem com a proposta da viagem, sem dúvidas esse local está na minha listinha de “check in” futuros, o hotel é um charme do lado de fora imagine no interior dele? Totalmente centralizado, próximo à praia do centro com direito à um acesso privativo à ela, quartos com vista para o mar e uma piscina ao ar livre.

Lembro que me deparei com esse hotel e pensei “que lindooooo”, o melhor é que você poderá se deslocar para bares, restaurantes e lojas sem problemas, afinal ele fica na parte de Pipa que os hóspedes mais gostam!

Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV, frigobar, banheiro e cofre, alguns possuem banheira de hidromassagem e área de estar.

 

Hotel sombra e Água Fresca

Quando comentei que estava indo para Pipa recebi para algumas pessoas foi a recomendação de hotel que mais recebi sem dúvidas,  mas veja, antes de fechar veja se ele é a sua proposta de viagem, é o perfil de hotel que você vai parar curtir ele e não exatamente o destino, é até um pecado não curtir ele!

O hotel possui restaurante, academia, centro de bem-estar, saude, quartos com vista para o mar, 3 piscinas, sendo uma delas com vista panorâmica para as praias, fica à  50 metros da Praia do Amor, 500m do centro e estacionamento privativo.

Alguns quartos possuem banheira e até piscina privativa,  O lugar perfeito para um final de semana à dois e regado de romance.

 

 O QUE FAZER?

O mais legal é que Pipa consegue agradar todos os perfis de viajantes, vai depender do seu perfil de viajante, por lá você consegue curtir praias, passeios e agitação.

Anote aí algumas dicas e sugestões:

 

 Passar o dia na praia do Madeiro

O acesso à praia é fácil e a corrida de táxi custa 20,00 saindo da Av. dos Golfinhos, quando chegar lá você vai precisar descer uma escadaria e encontrará uma praia super agradável cheia de opções e barracas (os vendedores são um pouco cansativos e ficam em cima de você tentando te convencer a ficar nas barracas deles).

A maioria delas oferecem espreguiçadeiras, sombreiros e mesas com cadeiras sem precisar de aluguel ou consumo minimo, minha sugestão é a  barraca Bakana garanto que não vá se arrepender, boa comida, bom atendimento e preço justo.

Estou sugerindo a barraca, pois a primeira barraca que optamos não tivemos uma boa experiência, pedimos petiscos que virem com sabor ruim, horríveis e acabamos mudando a opção para a barraca Bakana que nos surpreendeu.

➜ Assistir o pôr do sol em Tibau do Sul

O pôr do sol não rola no mar porém isso não tira o charme do pôr do sol, aproveite o dia na praia do Madeiro e depois vá curtir o pôr do sol na lagoa Guaraíras em Tibau do sul, nós queimamos a largada e não conseguimos ir, mas todos recomendaram muito a ida até lá, nos aconselharam chegar cedo por volta das 16h para pegar um bom local e aproveitar melhor pois fica lotado.

 Passar o dia na praia do Amor

A praia do amor é a mais famosa, muitos turistas saem de Natal para o passeio de 1 dia para conhecer esta praia, você consegue acessá-la a partir do centrinho da praia de Pipa com uma boa caminhada. No mirante chapadão você poderá ter uma visão da praia do amor de cima.

➜ Curtir a praia do centro e caminhar até a praia do Golfinho

A praia do centro é a de mais fácil acesso, possui barracas e quando a maré está baixa formam piscinas naturais com águas cristalinas e quentinhas, é ótima opção para curtir meio período, aproveite a maré baixa e faça uma caminhada até a praia do Golfinho, fique atendo aos horários da maré pois é o único acesso até lá para você não ter problemas para voltar.

Aproveite para ver os golfinhos, dizem que é possível vê-los sem que necessite um passeio de barco.

➜ Passear pela Av. dos Golfinhos

É a avenida mais famosa da praia de Pipa, onde fica a maioria dos restaurantes, sorveterias e barzinhos além de suas ruas transversais. Pipa tem uma vida noturna super agitada e animada, você vai ouvir sons por todos os lados, de dia à rua fica vazia (a maioria dos turistas estão em passeios) e o fim de tarde e noite ela começa a ficar mais agitada.

➜ Vida noturna

Pipa é bem famosa por sua vida noturna agitada, o movimento inicia na Av. dos Golfinhos e a partir de 1h da manhã os locais fecham e a festa continua na boate Calangos que possui programação variada e fica aberta até amanhecer o dia.

 

  RESTAURANTES E BARES

Sobre indicar restaurantes em Pipa, que responsabilidade!  A comida nordestina sem dúvidas é a minha preferida no Brasil e sabor é algo muito particular, então posso indicar o que conhecemos baseado em nossas experiências, porém eu vi muuuuuitas opções no centrinho tentadoras, mas como a viagem foi curta não tive oportunidade de conhecer metade delas, recomendo antes de ir à algum local dar aquela espiada no aplicativo do Tripadvisor e ler os comentários por lá, não fizemos isso na praia do Madeiro e arcamos com consequências disso.

O centro tem ótimas opções de restaurantes, bares e sorveterias, sim tudo se resume na rua principal (Av. Baía dos Golfinhos) e paralelas (becos e ruelas). Você vai encontrar desde comida típica nordestina à culinária internacional, do roots ao requintado, enfim todos os gostos e bolsos!

Sugestões:

 

Acredito que o bar seja a melhor opção da praia do Madeiro, possui uma estrutura com guarda-sol, espreguiçadeiras confortáveis, mesas ao ar livre e cadeiras o cardápio possui entradas, pratos principais e muitas opções de drinks, alguns dias você poderá encontrar eventos com  dj ou música ambiente, o lugar possui ducha de água doce

Durante nossa passagem no bar, tivemos uma boa experiência, fomos bem atendidos e comemos uma moqueca de peixe maravilhosa!

Horário de funcionamento: Dom - Sáb das 08:00 - 18:00

 Praia do Madeiro, Praia da Pipa.

Contato: +55 84 98106-1125

Sempre tiramos um dia de viagem para conhecer algum cafezinho do destino, procuramos no tripadvisor alguma recomendação e encontramos essa, o lugar é um charme só, sabe aqueles locais com decor fofa?

Foi uma grata surpresa esse lugarzinho na Gamaleiras, são poucas opções na praia de Pipa para café da manhã, algumas estavam fechadas, o local é agradável, com trepadeiras com flores e suculentas nas mesas, poucas opções no café da manhã, pedimos um café para compartilhar acompanhado de misto, bolo, frutas da estação e café, achei o valor um pouco acima do oferecido.

 

Horário de funcionamento: Dom das 08:00 - 16:00 e Seg das 08:00 - 12:00 / Qua - Sáb das 08:00 - 12:00 e 16:30 - 21:00

 Rua Gameleira, 182 | Do lado da pousada da Vovó, Praia da Pipa

Contato: +55 84 99410-7977

Sorvetes produzidos artesanalmente no local, com mais de 50 sabores e opções veganas e para intolerantes à lactose, no cardápio possui opções sem açúcar, com chocolate 70% e o campeão de vendas é o sorvete banana real mas o difícil será escolher dentre tantas opções saborosas!

O ambiente é super bem decorado, com ar-condicionado  em Pipa fica localizada a primeira loja da marca e é considerada uma das principais sorveterias da cidade, bastante frequentada pelos turistas nas tardes quentes após a praia.

Horário de funcionamento: Dom - Sáb das 10:00 - 00:00

 Rua Baia dos Golfinhos, 481 | Praia da Pipa

Contato: +55 84 32462113

  • Lampião (Almoço/Jantar)

Optamos por um jantar no lugar na sexta-feira e aproveitamos e curtimos uma música ao vivo local bem agradável, o restaurante fica no início da avenida principal, decorado com vários lustres artesanais com miçanga lindos, os pratos são saborosos e fartos, o prato mais famoso do lugar é o peixe empanado e recheado, alguns amigos pediram e aprovaram, eu optei por uma moqueca de peixe com camarão e também estava saborosa, os pratos são grande e quando falam que servem 2 pessoas pode apostar que servem 3 a 4.

Horário de funcionamento: Dom - Sex das 12:00 - 23:00 e Sáb das 12:00 - 00:00

 Rua Baia dos Golfinhos, 50 | Praia da Pipa

Contato: +55 84 32462069

  • Aruman (Jantar)

A creperia foi uma dica que recebi no instagram pela Tathi, é uma creperia toda clean com uma pegada meio “Grécia” na decoração com opções de crepes e drinks, no fundo do estabelecimento tem um ambiente aberto e as vezes podem rolar músicas latinas e outros gêneros por lá, o lugar é bem agradável.

No cardápio um dos crepes foi premiado pelo Circuito Gastronômico de Pipa, chamado “Crepe Caruman” é bem saboroso, arrisque também um crepe de doce de leite e não pense em dividi-lo (conselho de amiga rs)

Horário de funcionamento: Dom - Sex das 12:00 - 23:00 e Sáb das 12:00 - 00:00

 Rua Baia dos Golfinhos, 734 | Praia da Pipa

Contato: +55 84 32462398

 

 INFORMAÇÕES ÚTEIS

➜ Voltagem: 220V

➜ Tábua das marés (aprenda utilizar a tábua a seu favor, para aproveitar melhor as praias é necessário estar atento à maré baixa, a praia do Golfinho só poderá ser acessada assim)

➜ Protetor solar e água são essenciais, evite insolação.

➜ Não possui agências bancárias, apenas caixas eletrônicos (24h e caixa econômica) até 22h, dias movimentados podem esgotar o dinheiro nos caixas, vá prevenido.

➜ Agência dos correios funciona como Banco do Brasil (para pagar contas) e em Tibau do Sul existem agências dos Correios e Casa Lotérica.

➜ Casas de câmbio (3 opções)

 Barracas na praia: a maioria possui infraestrutura, espreguiçadeiras e guarda-sol, consulte antes de se acomodar sobre valores de consumação.

➜ Praias: algumas possuem escadaria por conta das falésias.

➜ Site com mais informações sobre Pipa: Clique aqui!