Escrito por @anajuviaja

COLONIA DEL SACRAMENTO

No ano de 2018  programei uma viagem para o Uruguai no meu aniversário e Colônia del Sacramento entrou por acaso no roteiro por estar estrategicamente no caminho entre Montevideo e Carmelo (o destino principal da viagem), mal sabia pelo que me aguardava naquela cidadezinha pitoresca cheia de charme!

 ➜ SOBRE O LUGAR

Colonia del Sacramento, fica à margem do rio Prata, porta de entrada para quem vem de Buenos Aires fazer um bate e volta na cidade e também ponto turístico obrigatório para um fim de tarde regado a beleza natural,  sua localização e fácil acesso tornam a cidade um ótimo atrativo para quem visita a capital da argentina ou do Uruguai, não é atoa que se tornou uma das cidades mais visitadas do país e um patrimônio da UNESCO. 

Na cidade, a sensação tivemos foi de um breve retorno ao passado, colonizada pelos Portugueses e espanhóis a cidade mantém sua arquitetura bem preservada e se perder por suas ruelas faz com que você encontre em pequenos detalhes os traços de suas raízes marcadas por disputas entre estes os dois países, permita-se caminhar  sem pressa e curtir cada detalhe deste lugar, na praça pare, sente e tome um café curtindo a paisagem local, não tenha pressa, apenas desfrute deste momento.          

A proposta do lugar remete a descanso, história, charme e tranquilidade.  Suas ruas são cheias de natureza e restaurantes, um lugar simples e encantador.Seu ritmo é pacato, por vezes, até parece que parou no tempo.

➜ COMO CHEGAR

Você pode fazer um bate e volta a partir de Buenos Aires através de um barco ferry ou seguir viagem de Montevideo de carro até Colônia Del Sacramento (foi o que fiz).

➣ Buenos Aires, Argentina. 

Na capital argentina existem empresas responsáveis por esse translado: 

  • Buquebus (mais tradicional)
  • Colônia Express 
  • Seacat

A duração do percurso pode durar entre 1 a 3 horas, dependendo do tipo de barco escolhido pelo cliente, por isso fique atento aos valores, o mais barato é o mais demorado. O bilhete pode ser comprado diretamente no site das empresas, você pode ir pela manhã e retornar no fim da tarde, sem precisar dormir na cidade para conhecê-la. 

 Lembre-se de chegar com uma hora de antecedência, pois é necessário passar pela imigração antes de embarcar. Sobre o translado, sei que alguns tem espaço para carros, as poltronas não são marcadas, possuem lanchonete e duty free, as malas grandes são despachadas. 

Reserve o seu bilhete aqui: https://intl.buquebus.com/?locale=en

➣ Montevidéo, Uruguai.  

No nosso caso, optamos por um voo direto São Paulo/Montevideo operado pela GOL, reservamos um carro pelo aplicativo renticars.com (o site faz um comparativo de valores e reserva de locadoras). 

 Na chegada pegamos o carro sem muita burocracia, foi rápido e prático, colocamos no waze e em 2h chegamos em Colonia del Sacramento, são 180 km de distância. A estrada é tranquila, mão dupla e bem sinalizada.

➜ ONDE FICAR

A cidade é pequena e a melhor área para se hospedar fica ao redor do centro histórico,  sempre valorizo  a localização do hotel antes de tudo, mesmo que o valor seja um pouco maior ele pode ser a diferença do deslocamento de táxi ou uber no lugar. 

Se você está planejando conhecer a cidade e dormir uma ou duas noites por lá não esqueça de reservar com antecedência, principalmente em épocas festivas, as melhores hospedagens se esgotam rápido.

Sugestões de hospedagem: 

  • Radisson Colonia del Sacramento Hotel, (Washington Barbot 283).

Minha escolha na cidade foi este hotel, por estar localizado a apenas 1 quarteirão do centro histórico de Colônia do Sacramento, deixamos o carro no hotel e caminhamos pelas ruas sem pressa e apreciando o lugar, o hotel oferece vista panorâmica da baía com direito a pôr do sol no fim de tarde, uma piscina aquecida e banheira de hidromassagem, um café da manhã americano com vista para o Rio del Plata. 

  • Charco hotel, (Washington Barbot 283).

O hotel é uma das opções preferidas de hospedagem na cidade, com localização privilegiada no centro histórico e à margem do rio Plata, avaliada com o melhor custo x benefício por suas qualidades. A decoração segue um estilo colonial, dormitórios de luxo e românticos. O hotel possui bistrô e bar com vista para o rio, ótima opção para quem quer aproveitar o pôr do sol em um ambiente requintado.

  • Serathon Colonia Golf and Spa, (Continuación de la Rambla de Las Américas S/N), 

É um hotel de luxo e pertence a uma rede de hotéis em conceituada, possui uma área de mais de 1.250 metros quadrados, oferecendo diversas opções de relaxamento, com um Spa com 17 salas e uma variedade de terapias corporais inovadoras, um campo de golfe, centro de negócio, piscina ao ao ar livre, hidromassagem, restaurante com cozinha internacional, o hotel fornece acesso direto para as praias do Rio de la Plata.

➜ O QUE FAZER?

Tudo depende da duração da sua viagem, mas confesso que em colônia eu não programei muita coisa além de passear por suas ruas, comer, tomar um vinho, tirar fotos e ir parando nos locais que me chamavam mais atenção, tipo lojas e cafeterias, paramos na praça tomamos com um café e conversamos sem pressa.

No final da tarde, seguimos em direção ao Rio Prata para assistir o pôr do sol de lá seguimos para um restaurante jantamos uma comida típica uruguaia. 

Mais tarde, procuramos barzinhos e descobrimos que a cidade não era muito noturna, principalmente porque a maioria dos turistas que chegam da argentina já retornaram e a cidade fica mais vazia no fim da tarde, ainda assim achamos um bar descolado chamado BARDOT que servia pipoca como aperitivo para acompanhar suas cervejas artesanais.

Na porta da cidade possui um escritório turístico à qual você poderá pegar um mapa da cidade, isso facilitará seu percurso e locais que deseja conhecer, se você resolver ficar mais tempo na cidade anote aí algumas dicas e sugestões:

  •  Walking tour no centro histórico (arquitetura com influências portuguesas e espanholas)  – duração 1 hora
  • Caminhar sem pressa pela – La Calle de los suspiros – rua no centro famosa
  • Pôr do sol – Rio de la Plata 
  •  Subir no farol
  • Tomar um drink na beira do rio Prata – sugestão:  charco bistrô.
  • Real de San Carlos, antiga Plaza de toros (utilizada para tourada, no século passado)
  • Granja Arenas: sítio com museu de coleções e doces e queijos da região.

➜ RESTAURANTES E BARES

Não existem muitas opções, porém as que existem possuem seu charmes. 

Na escolha dos lugares eu até cheguei a fazer uma listinha com opções de onde e o que comer, nem todos os restaurantes encontravam-se abertos e então decidimos escolher naquele momento o lugar para jantar, confesso que não guardei o nome do lugar.

Para quem busca economizar com alimentação, procure na Av. General Flores, tem opções mais simples e mais baratas.

  • El Buen Suspiro,  (Calle de los Suspiros, 90).

O local é um bar, localizado na rua principal e atrás de uma pequena porta você descobrirá um lugar bem pequeno e charmoso, com uma atmosfera romântica, por lá você pode degustar embutidos, vinhos e queijos, a cidade é famosa por possuir queijos saborosos, não deixe de experimentar o queijo da colônia (amei muito). A graça do lugar é poder degustar e petiscar, minha sugestão peça uma tábua de queijos, harmonize com um vinho de uva tannat e se divirta. Horário de funcionamento: aberto das 10 às 23 horas, fechado às quartas.

  • Heladeria Freddo,   (Henriquez de la Pena 168 | Barrio Historico, Frente a la Plaza).

Durante o passeio, vale uma pausa neste lugar, sente-se em uma de suas mesas ao ar livre com vista para a praça Major, aprecie um sorvete, um café e um wi-fi. É uma franquia de sorvete argentina, a minha sugestão é o sorvete de doce de leite. Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 11 às 22 horas. 

  • Charco Bistrô, (Calle de San Pedro 116).

O bistrô fica dentro de um dos hotéis mais tradicionais da cidade e concorridos da cidade, na margem do rio prata você pode apreciar um lindo pôr do sol tomando um clericot e estender o fim de tarde até o jantar. Ambiente agradável, com bom atendimento. O preço é alto, vá ciente. 

  • Bardot Brew Pub, (Washington Barbot, 160).

Adoramos o lugar, por lá você encontrará cervejas artesanais, mais de 15 estilos diferentes de cerveja premium com produtos selecionados e receitas de antiguidades,  servidas com pipoca de entrada, no menu você encontrará opções de hamburgueres, chivitos uruguaios, pizzas, comidas vegetarianas, ótimo lugar para você terminar o seu dia. Horário de funcionamento: aberto das 17:30 às 2:00 am de seg à qui e das 12:00 às 03:00 am de sexta à domingo.

  • Outras sugestões: Churana, A la Pipetua, Mesón de la Plaza, La Florida 

➜ INFORMAÇÕES ÚTEIS 

  • Identificação: Rg ou passaporte, não necessita de visto.
  • Moeda: Cartão de crédito, real, dólar ou pesos uruguaios são aceitos. (No porto há uma casa de câmbio para quem prefere fazer a troca), vale a pena pagar com cartão de crédito  pois o imposto de 22% cobrado em alguns locais é descontado na fatura do cartão (motivo: incentivar o turismo), mesmo com IOF vale a pena, levar dollar pode não ser a melhor opção pois você perderá 2x no câmbio (real/dollar +dollar/peso).
  • Clima: Inverno é frio e no verão faz calor na cidade, mas não abra mão de levar um casaco.
  • Voltagem: 

O país me encantou por sua riqueza de detalhes, charmoso e intimista, em Colonia del Sacramento eu conheci o outono dos filmes e livros de romance pela primeira vez, cheio de folhas amarelas caídas pelo chão! Suspiros por esse lugar! 

O Uruguai é um país pequeno experimente casar sua viagem com Montevidéo e Carmelo, garanto a você que não vai se arrepender!

 Espero muito ter contribuído com informações úteis neste post, faço isso com amor e se puder compartilhe comigo sua viagem, será um prazer!